Quando eu era FERA, costumávamos a ter uma rede Wi-Fi para uso público, mas infelizmente por questões diversas a rede teve que ser desativada no final do ano passado. Com a chegada da rede 3G da Claro, vemos novamente a possibilidade de termos internet móvel.
NOTA: Verifique primeiro as cláusulas do seu contrato. Pode ser que sua operadora não permita o compartilhamento.
Eu testei o serviço 3G de 1MB da Claro apenas em dois pontos: na Ilha do Governador e na Avenida Brasil na altura da passarela 14. Não tive problemas após usar algumas dicas que um colega havia me dado sobre como ajustar com precisão o software que vem com o modem. Em suma, compartilhei sem problemas com os laptops de dois amigos. Como somos próximos e o preço do serviço gira em torno de R$100,00 mensais, o compartilhamento torna o custo bem mais acessível.
Quanto ao equipamento utilizado, eu usei apenas o modem e meu laptop, criando uma rede Ad hoc (sem pontos de acesso/roteadores), portanto esse artigo é destinado aos que desejam compartilhar suas conexões com amigos ou familiares sem despesas.
Eu utilizei inicialmente o servidor CCProxy da Youngzsoft. A versão gratuita limita o compartilhamento a apenas três usuários simultâneos, como esse havia sido o limite que eu estipulei, não tive problemas quanto a isso. Utilizar soluções desse tipo lhe dão muito mais controle sobre o que você deseja compartilhar e o que os outros usuários estão fazendo, mas em contra partida, nem todos os serviços funcionam bem quando rodam sobre um proxy (vide Skype, eMule e Bittorrent). Como o processo de configuração também é mais doloroso, eu acabei optando por usar o Internet Connection Sharing (ou ICS para os íntimos, rs), recurso embutido no Windows.
O Internet Connection Sharing transforma seu computador em um roteador. Ele inclui um servidor DHCP para que os clientes recebam a configuração de IP automaticamente e trabalha basicamente com tradução de endereços (Network Address Translation, ou NAT).
Mãos a obra
Compartilhar uma conexão com a Internet no Windows XP é simples e no Windows Vista é mais fácil ainda. O processo se divide em três etapas:
- Criar uma rede sem-fio particular;
- Configurar o computador “servidor” para que ele divida a conexão de Internet; e
- Configurar os computadores “usuários” para que estes utilizem a conexão do “servidor”.
Criando uma rede sem-fio particular
Criar redes sem-fio particulares é muito mais fácil no Windows Vista e é o computador servidor o que deve iniciar a rede.
Para iniciar a rede, siga os seguintes passos:
- Vá até o Menu Iniciar e clique em Conectar-se a.
- Clique em Configurar uma conexão ou rede.
- Clique em Configurar uma conexão ad hoc (computador-computador), clique em Próximo e siga os passos do assistente.
- Não se esqueça de escolher salvar a rede no final.
Assistente o guiará pelo processo de criação da rede onde você poderá escolher opções de segurança como a configuração de chaves de criptografia WEP ou WPA. Escolha a segunda opção pois é muito mais segura.
Se for a primeira vez que você cria esta rede, certifique-se de configurar o servidor antes de iniciar os demais computadores.
Com todas as configurações aplicadas, basta que todos se conectem. O Windows pode pedir a chave de criptografia da rede, nesse caso, informe a senha escolhida durante o assistente.
Compartilhando o acesso
O computador servidor é aquele onde o modem da Claro/Vivo vai estar conectado, para compartilhar o modem siga os seguintes passos:
- Vá até o Menu Iniciar e clique em Painel de controle.
- Clique em Conexões de rede e de Internet.
- Abra Conexões de rede.
- Clique com o botão direito sobre a conexão que você usa para conectar-se à Internet. Se você possui o modem da Claro, a conexão é “CLARO”.
- Clique em Propriedades.
- Clique na guia Avançadas.
- Em Compartilhamento de Conexão com a Internet, marque a caixa de seleção Permitir que outros usuários da rede se conectem através da conexão deste computador com a Internet.
- Em Conexão de rede doméstica escolha dentre as opções a sua conexão de rede sem-fio.
Atenção: Esse passo é vital. Por padrão o Windows selecionará a sua conexão de rede cabeada como padrão, mas não é isso que queremos. Queremos compartilhar através da rede WiFi. Caso não esteja conseguindo, tente desativar a conexão cabeada e repetir o processo. Não se esqueça que a rede Wifi precisará estar ativa para poder ser listada nessa tela. - Clique em OK. Você receberá a seguinte mensagem:
“Quando o Compartilhamento de Conexão com a Internet for ativado, o adaptador de rede local será configurado para usar o endereço IP 192.168.0.1. O computador poderá perder a conectividade com outros computadores da rede. Se esses computadores tiverem endereços IP estáticos, você deverá configurá-los para obter os endereços IP automaticamente. Tem certeza de que deseja ativar o Compartilhamento de Conexão com a Internet?” - Clique em Sim.
Importante:
- Para realizar este procedimento, você não pode estar conectado à internet, portanto abra o software do seu modem e clique em “desconectar”, mas não desplugue o aparelho;
- O Windows Vista Starter possui diversas restrições quanto ao compartilhamento de conexão e redes sem-fio privadas portanto o servidor deverá estar utilizando outro sistema operacional.
Limpando configurações antigas nos computadores cliente
No meu caso os computadores tinham endereços estáticos configurados manualmente. Para que o compartilhamento funcionasse corretamente eu tive que colocá-los para obter tudo dinamicamente. Se for o seu caso, veja como:
No Windows XP
- Abra o Iniciar e clique em Painel de controle.
- Clique em Conexões de rede e de Internet.
- Clique em Conexões de rede.
- Clique com o botão direito do mouse na sua conexão de rede sem-fio e clique em Propriedades.
- Clique na guia Geral, em Protocolo (TCP/IP) na lista “Esta conexão usa os seguintes itens” e clique em Propriedades.
- Na caixa de diálogo que abrirá clique em Obter um endereço IP automaticamente, em Obter um servidor de DNS diretamente, e em seguida, em OK.
- Clique em OK novamente.
- Feche o Painel de controle.
No Windows Vista
- Vá até o Menu Iniciar e clique em Painel de controle.
- Clique em Rede e Internet.
- Clique em Central de rede e compartilhamento.
- Clique em Gerenciar conexões de rede.
- Clique com o botão direito do mouse na sua conexão de rede sem-fio e clique em Propriedades.
- Clique na guia Geral, em Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4) na lista “Esta conexão usa os seguintes itens” e clique em Propriedades.
- Na caixa de diálogo que abrirá, clique em Obter um endereço IP automaticamente, em Obter um servidor de DNS diretamente, e em seguida, em OK.
- Clique em OK novamente.
- Feche o Painel de controle.
E pronto!
por Al. Lorenzeto
Comentários