O CIAGA foi prestigiado com a exposição de obras de Edgard Cognat (1919-1994) entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro. Os alunos puderam conhecer o trabalho do artista, assim como aprender sobre as várias técnicas e sobre como as ferramentas são utilizadas.
Gravura é a arte e técnica de reprodução de imagens a partir de uma matriz que, dependendo da técnica utilizada, pode ser de madeira, metal ou pedra. Possuir técnica não é o único requisito para um bom resultado, pesquisa, disciplina, paciência e conhecimentos de alquimia também são necessários.
Todas as impressões resultam em trabalhos originais, idênticos, e é por isso que as gravuras tiveram papel muito importante em nossa história. Numa época onde os livros ainda eram copiados a mão, poder duplicar com facilidade uma imagem diminuiu muito os custos para produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em grande volume.
A técnica mais conhecida é a Xilografia, onde o artista retira de uma superfície plana, normalmente madeira, as partes que não quer que apareçam na imagem final. Tinta é aplicada e um papel é colocado sobre a mesma. A matriz atua como um carimbo, ao aplicar pressão, a imagem é transferida para o papel.
Na cultura brasileira a xilografia é permanência do traço medieval da cultura portuguesa, predominantemente desenvolvida na literatura de cordel.
por Al. Lorenzeto
Comentários