Na última sexta-feira 17 de julho, foi realizada no CIAGA uma cerimônia em homenagem à Independência de Cabo Verde. Em amizade e consideração à nação africana, os alunos da EFOMM permaneceram em sentido durante o hasteamento da Bandeira Cabo-Verdiana.
O aluno Adérito do segundo ano, nascido naquele arquipélago africano, foi quem içou a bandeira de sua Pátria durante a cerimônia e proferiu palavras em homenagem ao País.
Cabo Verde é um país da costa africana constituído inteiramente por ilhas e que partilha com o Brasil a mesma língua, colonização e presença de traços de cultura européia e africana. A posição estratégica do arquipélago fez com que ele se tornasse um ponto de escala obrigatório para os navios que se deslocam para o Atlântico Sul, o que acarretou vários investimentos no país e fez com que a atividade portuária se tornasse uma significativa fonte de receitas e promovesse o desenvolvimento do arquipélago. Apesar de a cerimônia ter sido realizada no dia 17, a festa da Independência cabo-verdiana ocorre uma semana antes, no dia 5 de Julho.
por Als. Melca e Ricardo Sequeira
Comentários