Quarto dia – Recebemos da empresa óculos de proteção, macacão, protetores auriculares, luvas de couro e lã. Os tripulantes estão sendo muito atenciosos, esclarecendo todas as nossas dúvidas e a comida de bordo é muito boa.
Nosso horário de serviço é das 7-16h parando para o almoço ao meio dia e retornando as 13h. Hoje pela manhã pudemos acompanhar o Marinheiro de Máquinas Pedro fazendo as medições dos tanques de DO (Diesel Oil – Oléo Diesel usado em MPC e MCA), HO (Heavy Oil – Oléo pesado usado no MCP), tanque de borra e transbordo. Após fomos ao CCC (Centro de Controle de Carga) para ver os tanques de carga com medição online. Foi ligado também o sistema de filtro do LO (Lubricating Oil – Óleo Lubrificante) do cárter do MPC pois estava cheio de limalha devido ao incidente com o cilindro nº2.
Na parte da tarde desligamos o sistema de refrigeração do ar condicionado central, pois o compressor estava congelando, fomos nas casas de bombas e paiol de tintas para nos familiarizarmos com o navio. Seguimos a tubulação de HO desde o manifold de admissão até os tanques de armazenamento na proa e na Praça de Máquinas. Fizemos também sondagem do cárter do MCP e MCA‘s.
Antes do serviço acabar ajustamos a válvula de admissão da bomba de LO do cárter do MCP para aumentar a pressão no sistema, pois a pressão tinha caido devido ao aumento de temperatura no óleo lubrificante.
Fomos jantar e nos retiramos para o camarote. Estamos na expectativa de ver a manobra de desatracação amanhã pela manhã. Tentaremos tirar muitas fotos dos procedimentos.
Até lá!
por Adapt. Al. Túlio
Comentários