Na segunda-feira, dia 29 acabamos não conseguindo embarcar devido a vários fatores. O navio para o qual estávamos destinados teve problemas na máquina com o cilindro número 2, cujo pistão se partiu durante a viagem para Santos, daí o atraso inesperado. O agente da empresa nos informou que o navio estaria atracado no dia seguinte e marcou de nos buscar no Hotel de Trânsito da Capitania dos Portos às 9h30 da terça-feira, dia 30.
9h30 em ponto estávamos no carro em direção à Alfândega Portuária, nossas bagagens foram escaneadas e nos dirigimos ao cais onde uma lancha nos levou ao NT Angelim. Fomos recebidos pelo Comandante DEGOBI que nos direcionou ao nosso alojamento, a suíte do prático. Vestimos o macacão e pegamos o EPI para então procurar por mais instruções quando fomos apresentados ao Chefe de Máquinas, OSM Fernando que nos brifou sobre as manobras em andamento e nos apresentou ao Praticante de Máquinas Fernando, que nos levou para conhecer todos os equipamentos da Praça de Máquinas.
Conversando com o Sub-Chefe Carlos descobrimos que o NT Angelim utiliza um sistema de circulação indireto, onde basicamente a água fria do mar resfria água doce que circula no motor. Na prática o sistema é muito mais complexo que isso e o grande benefício de oportunidades como a que estamos tendo é justamente poder observar tais sistemas em funcionamento.
Além de conhecer o navio pudemos acompanhar mecânicos de uma oficina de terra retirando do cilindro número 2 o pistão danificado junto com sua biela.
Nossas expectativas nesse momento giram entorno de poder acompanhar a manobra de partida do MCP (Motor de Combustão Principal) que ocorrerá amanhã (dia 1) ao meio dia. Tal manobra visa desatracar o navio para posterior fundeio, onde iremos aguardar nossa vaga no próximo terminal, ainda em Santos.
Por final, pretendemos aproveitar ao máximo esses dias já que no dia 13 é o início do segundo semestre letivo e todos os alunos devem retornar à escola. Pode ser que tenhamos que encerrar nossa viagem mais cedo e não ir para Salvador, como havia sido planejado.
por Of. Al. Lorenzeto
Comentários