Foi concluída no dia 22 de novembro a primeira etapa da instalação da Plataforma de Mexilhão (PMXL-1) realizando, a cerca de 140 quilômetros da costa de Caraguatatuba (SP), o lançamento da jaqueta – estrutura de aço que serve de base à plataforma e que ficará fixada no fundo do mar.
Pesando 11.300 toneladas e com 182 metros de altura, a jaqueta, depois de instalada, terá seu topo 10 metros acima do nível do mar. A altura final da plataforma, do solo marinho até o ponto mais alto dos módulos, será de 227 metros.
O lançamento foi feito pela balsa Saipem 600, que tem dispositivo de lastro capaz de controlar a jaqueta para que fique na posição vertical na água. A balsa-guindaste Saipem 7000 irá posicionar a jaqueta no local correto e fixá-la no fundo do mar por estacas com 116 metros de comprimento e peso de 400 toneladas cada uma.
Foram construídos em Niterói tanto a jaqueta quanto os módulos – locais onde estão as instalações de processamento de gás, utilidades, incluindo capacidade de 7 megawatts de geração de energia elétrica com três turbo-geradores a gás, acomodações para até 100 pessoas e heliponto.
A instalação e interligação dos módulos da plataforma estão previstas para acontecer ainda em dezembro.
A unidade irá operar a partir de junho de 2010 e será a maior plataforma fixa de gás do país tendo a capacidade para produzir até 15 milhões de metros cúbicos por dia, devendo atingir este número nos próximos três anos.
Por Al. Bianca Barbosa
22 de dezembro de 2009 às 19:44
foi muito satisfatório ver o que significa EFOMM pois tenho uma filha que esta fazendo curso premilitar, o sonho dela e entrar pra marinha mercante obrigado
22 de dezembro de 2009 às 19:47
foi muito bom saber das atividades que tem , e resposabilidades, que nos faz e ter mais orgulho de um militar
4 de abril de 2010 às 10:20
Parabéns para esta aluna que sempre nos tem mostrado muita dedicação e interesse em pesquisar e nos mostrar assuntos que enriquecem nossos conhecimentos.
Ela é uma estudante que merece nossa atenção e carinho,é mt inteligente .
Muito obrigada, pelas informações.
Janete