A praia de Santiago, cerca de 20 km ao norte de Luanda, na cidade de Nouadhibou em Angola é o maior cemitério de navios do mundo. Centenas de barcos em estado de oxidação podem ser vistos em todas as partes pelo mar ou pelas praias.
Angola, após longas guerras, conseguiu a sua independência em 1975, porém nesse mesmo ano foram iniciadas as guerras civis que se estenderam até 2002.
Com a nacionalização da industria pesqueira da Mauritânia (inicio da década de 80), a falta da fiscalização portuária adequada e o suborno aos funcionários dos portos, muitos navios foram abandonados nos arredores do porto de Luanda. Esse fato com o passar do tempo foi provocando vários inconvenientes na atracação dos navios.
Como solução para esse problema todos os navios abandonados foram rebocados para a praia deserta de Santiago, a qual se tornou um verdadeiro cemitério para navios.
Atualmente a praia de Santiago possui dezenas de embarcações, a maioria delas muito grandes, como o navio Karl Marx, petroleiro que mede cerca de 70 metros de comprimento.
por Al. Souza Mattos
9 de maio de 2010 às 13:52
São assuntos curiosos e bem interessantes, e que muito me interessam… Mas gostaria de saber mais sobre a vida dos alunos que deixaram a EFOMM ao se formar e se atuam realmente na carreira depois de formados. Obrigada, Fábia
3 de junho de 2010 às 16:52
eu achei muito legal ,lindo de se ver mostras como e bom fazer parte da marinha do brasil
18 de agosto de 2010 às 20:38
A sua pagina em geral é muito boa e espero poder participar dela pois tenho muitos comentarios, matérias, fotos e posso obter entrevistas com grandes empresas do segmento naval.
Parabens
1 de agosto de 2011 às 20:53
preferia q o titanic estivesse neste cemiterio do q no fundo do mar onde ninguem pode ver