Na última quinta, no Rio de Janeiro, foi a vez de a Log-In lançar ao mar o navio brasileiro Jacarandá. Trata-se de um porta-conteiner de 218 metros de comprimento e com capacidade para transportar 2800 conteiners de 20 pés, construído pelo Eisa (Estaleiro Ilha S.A.).
A construção desse e de mais outros 4 porta-conteiners e 2 graneleiros encomendados pela Log-In ao Eisa foi financiada pelo BNDES com verbas do Fundo de Marinha Mercante. “A navegação de cabotagem no Brasil é de uma importância muito grande para a economia como um todo.
O transporte marítimo é muito mais econômico e o Brasil possui, de graça, essa estrada maravilhosa, que são quase oito mil quilômetros de costa atlântica. O Brasil deveria ter, há mais tempo, desenvolvido a indústria naval”, disse o vice-presidente. O Jacarandá teve como madrinha a esposa do Vice-Presidente da República, José de Alencar. O mesmo comentou que, além da geração de empregos, a reativação da industria naval é importante por estimular o transporte de cargas por via aquática dentro do território nacional.
De fato, ao substituir 2800 caminhões, o navio emite até 80% menos gases de efeito estufa na atmosfera, segundo a proprietária do navio; que além disso afirmou que construirá em estaleiro em Alagoas.
INFORMAÇÕES GERAIS
Dimensões principais: comprimento total: 218,45 m; boca: 29,8 m; calado de verão: 11,6 m; Altura total acima da quilha: 51,50 m;
Bandeira / Porto de Registro: Brasileira / Rio de Janeiro (REB);
Acomodação: 30 pessoas.
31 de maio de 2010 às 9:53
Sou pai de aluna também do 1ºano, e fico muito feliz que esses jovens estejam buscando informações sobre algo que será de suma importância em suas carreiras. De fato, tenho acompanhado os noticiários sobre o boom da indústria naval no Brasil. E as notícias são cada vez mais animadoras. Os bons ventos de hoje, irão repercutir em excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Os recém formados e os alunos que ainda estão se capacitando, poderão vislumbrar com ótimos empregos e uma remuneração à altura das suas capacidades. Parabéns aos alunos, e principalmente àqueles que estão buscando as informações e repassando aos colegas, e a todos os leitores desse jornal.
11 de junho de 2010 às 16:31
achei muito legal e vou fazer no ano que vm
21 de junho de 2010 às 13:09
No artigo Agora vai – Jose de Alencar foi o escritor. O vice-presidente da república é Jose Alencar. Jose Alencar Gomes da Silva.