O sistema ARPA (Automatic Radar Plotting Aids) é tanto de uso social como militar. É um radar marítimo que tem capacidade de indicar todas as bóias e embarcações, mostrando a velocidade, o rumo, nomes e proveniência e fado das embarcações assinaladas, mostra os sinais de alarmes e avisos em caso de risco de colisão, ou rotas de colisão, ou seja, ele tem a capacidade de, involuntariamente, fazer a plotagem de uma mira qualquer avisando ao tripulante no passadiço todas as informações ao seu redor. Os radares ARPA também são integrados ao GPS. Hoje em dia todos os navios em navegação de longo curso, são obrigados a possuir um radar ARPA, inclusive as embarcações engajadas na navegação de cabotagem. Atualmente faz parte da formação de todos os Oficiais mercantes o treinamento neste equipamento, inclusive os Contras-rabi e os Mestres de Cabotagem.
Benefícios das funções ARPA
- 1-Extração, aquisição e monitoramento do alvo;
- 2-Seleção automática e manual dos alvos na tela;
- 3-Numeração automática dos alvos monitorados;
- 4-Habilita a manobra para evitar colisão/abalroamento.
Esse sistema está em uso mundial e engloba posicionamento dinâmico, feito por satélites do sistema GPS, com cartas náuticas eletrônicas, integrados juntos ao piloto automático.
por Al. Camila Paulino
2 de dezembro de 2010 às 7:36
Al. Camila Paulino.
Bom dia…!!!!! Esta materia nos ensina muito,anplia conhecimento e práticas do uso deste equipamento.Gostaria de saber se a oficial poderia nos ajudar com seu conhecimentos,utilização deste radar.
Mestre de cabotagem-Cardona -PETROBRÁS.Abraços ao colega Oficial Camila. SKYPE-cardona582
11 de março de 2011 às 20:10
Camila, gostei muito dos comentários sobre o ARPA, para mim é uma boa matéria com os melhores conhecimentos para quem faz a vida marítima, sou marítimo,e gostaria que vc, fisesss mais comentário somre os seus conhecimentos sobre o ARPA, obrigado.