O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) criou um 2007 um programa chamado “Caminho da Escola” que tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Desde sua criação até janeiro de 2011, o Caminho da Escola atendeu 3.826 municípios. No total, foram adquiridos 12.091 ônibus escolares. E desta vez ele vem também pelos rios.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), entregou mais de 40 Lanchas Escolares projetadas e construídas para o Ministério da Educação.
Os municípios paraenses que receberam as lanchas foram Acará, Almeirim, Anajás, Aurora do Pará, Bagre, Ipixuna do Pará, Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Moju, Óbidos, Porto de Móz, Santo Antonio do Tauá, São Domingos do Capim e São Sebastião da Boa Vista.
Essa parceria entre o FNDE e a Marinha do Brasil ainda promete em torno de 600 lanchas que já estão vindo por aí…
Por Adapt. Al. Felipe Costa
Comentários