Em 4 de março o Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle” lançou um correntógrafo de fundo (equipamento utilizado para medir a velocidade e a direção da corrente que estiver passando no local), ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) no litoral de Itajaí (SC).
Lançado a cerca de sete milhas náuticas da costa, o equipamento se encontra fundeado em uma profundidade de 30 metros e é sinalizado por meio de uma bóia de sinalização náutica especial, de cor amarela.
Esta operação vem apoiar o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos do Plano de Desenvolvimento do Programa Oceano (PLADEPO), que trabalha obtendo dados físico-químicos da água do mar. Esses dados são destinados à produção de informações ambientais necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha. Geralmente os focos são as regiões abrangidas pelo comércio marítimo (áreas de convergência de rotas de navegação) e vitais à economia e segurança nacionais desde a faixa oceânica adjacente a complexos industriais, regiões portuárias e de exploração de petróleo.
Comentários