A Primeira unidade de produção de petróleo construída inteiramente no Brasil foi batizada no início de junho na cidade de Angra dos Reis-RJ e será instalada no Campo de Marlim Sul, localizado na Bacia de Campos.
A plataforma P-56 do tipo semissubmersível produzirá 100 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia a partir do primeiro trimestre de 2012. Interligada a 21 poços (10 produtores de petróleo e 11 injetores de água), a unidade ficará ancorada em um local com 1.670 metros de profundidade.
Idêntica às plataformas P-51 e P-52, a P-56 levou três anos para ser construída e constitui o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sendo considerada pela Petrobras “um marco na indústria naval brasileira, uma vez que consolida a capacidade do país de construir plataformas desse porte em seu território”.
Estiveram presentes na solenidade a Presidente Dilma Rousseff e o Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli além de convidados.
“Nós provamos que é possível construir plataformas no Brasil; nós provamos que é possível construir sondas no Brasil; nós provamos que é possível construir os equipamentos e prestar o serviço que a Petrobras precisa para explorar o pré-sal. Assim como nós provamos isso, nós provamos também que esse país cresce quando cresce a população, quando ela tem trabalho, quando ela tem dignidade, tem autoestima e tem cabeça erguida para seguir em frente”.
Dilma Rousseff
Comentários