O 4º navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro) foi lançado no dia 30 de junho, no Estaleiro Mauá em Niterói e foi batizado como Rômulo Almeida em homenagem ao professor baiano, político e economista que participou da criação da Petrobrás em 1950.
Com 48,3 mil toneladas de porte bruto e 183 metros de comprimento, o navio que terá um índice de nacionalização de 72% (acima no mínimo estabelecido pelo promef – 65%) transportará derivados claros de petróleo (gasolina e diesel, por exemplo).
A embarcação teve como madrinha Maria Carolina Gomes Pereira Vilas Boas, Gerente Geral do Jurídico da Transpetro que teve um papel preponderante no Promef, integrante do Sistema Petrobras desde 1994 e da Transpetro há 11 anos.
“O lançamento ao mar do navio Rômulo Almeida é mais uma prova da vitalidade do Promef, que fez ressurgir a indústria naval brasileira. Depois de uma crise de décadas, o Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo”, disse Sergio Machado, presidente da Transpetro.
Comentários