Empresários americanos do grupo Edison Chouest, empresa que presta serviço de offshore para plataformas de petróleo, vão se reunir na próxima sexta-feira (28) com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), para detalhar o andamento da instalação da base de apoio marítimo da empresa em Itapemirim, localizada na região Sul do Espírito Santo. O empreendimento está na fase de licenciamento ambiental. Segundo o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix, ele deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos.
O investimento do grupo é de R$ 400 milhões. A base de apoio será a mais moderna do mundo, segundo Márcio Félix, com instalações e serviços de logísticas que podem ser comparados aos da Fórmula 1, no que diz respeito a agilidade na entrega de mercadorias para as plataformas.
“Essa empresa dá apoio oferecendo bens e serviços às plataformas, que são verdadeiras cidades no mar. Ela é uma espécie de supermercado que também presta serviço de manutenção no modelo de Fórmula 1; a embarcação entra e sai rápido, funcionando 24 horas sem parar.” , disse o secretário. Félix ainda afirmou que a expectativa de geração de empregos é ainda maior, visto que essa base de apoio vai atrair outros tipos de fornecedores para a região.
“É um investimento que nós chamamos de âncora porque ele atrai vários outros. O melhor em base de apoio offshore que podemos encontrar no mundo será em Itapemirim. Daqui vão sair mercadorias para todo litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro e até para países da África”, disse Felix.
Al. Willian Cavalcante
Do site da CBN Vitória, com algumas modificações.
Comentários