A manhã mal chegou, a Alvorada ainda nem tocou e lá estão os alunos de pé preparando-se para mais um dia.Alguns dormem mais, outros menos, mas a grande maioria já está presente na Alegrete para o café ao toque do reunir do café da manhã.
A sensação é boa e contagiante, todos os dias – incrivelmente – surgem novidades no Corpo de Alunos.
Sejam histórias engraçadas, conquistas, derrotas,fatos intrigantes,enfim, sempre novidades.
A união é um valor essencial que aprendemos na Escola, ela é a guia dos sorrisos e gestos de gentileza – como levar jacuba a um campanha no rancho, muito reconhecido!- logo pela manhã.
A imagem chega a ser emocionante, turmas reunidas, e ao fundo, a janela do rancho nos dá um presente: o sol nos contempla com suas lindas cores ao nascer, sorrindo para o novo dia que surge. Claro que não é sempre,os dias nublados são diferentes,o sol se esconde por entre as nuvens, mas temos a certeza de que, em algum lugar do mundo, ele está deixando a foto de um navio mercante mais bonita.
As aulas começam, os alunos, a cada dia, veem no seu material de estudo fragmentos do seu futuro esperado. Peças do quebra-cabeça que vai se montando, sendo terminado no belo dia da formatura ao final do 3º ano letivo.
Nos intervalos, é um tal de aluno pra lá e pra cá que chega a dar um nó na cabeça. Muitas gandolas beges em movimento- algumas infelizmente ligeiramente amarrotadas pela cadeira. Voces não imaginam como dói o coração ver isso e logo surgir na mente a imagem do ferro de passar roupa:menos tempo precioso de sono e estudo.
Eis que chega mais uma hora feliz do dia: o almoço. O rancho torna-se o lugar mais querido da Escola. Em seguida, mais aulas e atividades: ainda resta a Parada Escolar e o TFM( Treinamento Físico Militar) para o término da rotina obrigatória.
Na parada, inspeções,instruções e mais instruções. No TFM, suor,alegria e satisfação muitas das vezes. Ah, sem esquecer da cantina e máquinas de refrigerantes e biscoitos! Já fazem parte de nossa rotina.Em geral, parte do soldo dos alunos é diretamente investida nos lanches, prncipalmente dos feras – que, quando o assunto é comer, fazem(os) jus ao carinhoso apelido – .
Provavelmente isso é consequência das lembranças da adaptação.Que são boas por sinal ! Flecas,fainas,ferro de passar,algodão,graxa,sabão… “Bons” tempos!
De certa forma, os conhecimentos adquiridos neste período refletem no dia-a-dia do aluno. Por isso que é válida a frase “depois que passa é para rir”. Portanto preparem-se futuros feras: é um período inesquecível e único.
Mas já voltando ao assunto principal, depois do TFM, não ter o que fazer não existe. Alguns vão descansar, outros vão dormir ou estudar, engraxar sapatos,passar farda,fazer trabalhos,pesquisas, lavar roupas, arrumar armário,ir aos grêmios,à biblioteca,etc.
Aqui,como aluno, é possível fazer um paralelo entre a ideia que temos e a que nos é passada quando ainda não somos internos. São visões diferentes, ainda que,muitas vezes, parecidas. A sensação de estar aqui é única, rodeados de outros indivíduos, cada qual com talentos e caracaterísticas admiráveis, que, com o tempo, vão sendo descobertos.
“A nossa Escola nos forja para o mar”, diz nosso Hino. E nessa Voga vamos.
2 de fevereiro de 2012 às 21:36
Lindo amiga, lindo!
3 de fevereiro de 2012 às 9:20
Lindo texto!!! Obrigada
3 de fevereiro de 2012 às 10:10
Lindas palavras, intensivos os sonhos, que com certeza passarão a realidade…Com determinação, comprometimento e humildade para estar sempre disposto a aprender com certeza o futuro é promissor e está logo ali… eu sei que sim e acredito nisso… Muitas dificuldades ainda virão, provas difíceis, matérias complicadas, mas nada que possa detê-los. Desejo de coração muitas e deliciosas VITÓRIAS nesses três próximos anos e ainda no período da praticagem para todos vocês…BJS a todos…
3 de fevereiro de 2012 às 18:33
Parabéns Taynan, já brilhando desde o primeiro ano!!! é isso aí Futura Mercante 🙂
5 de fevereiro de 2012 às 10:07
Como pais temos a certeza de um ambiente desafiador e ao mesmo tempo acolhedor, forjando homens e mulheres para tornarem-se futuros comandantes de navios mercantes. Obrigado pelo texto inspirador.
6 de fevereiro de 2012 às 6:50
Bom dia Jornal Pelicano
Agora sou leitora fiel do Jornal, mesmo após a etapa de adaptação que foi muito marcante para os alunos e nós pais, sinto a necessidade de continuar a trocar algumas palavras com vossas pessoas, estou muito contente com todo suporte que a escola EFOMM oferece e agora posso falar com segurança mesmo, pois tenho meu filho que está muito contente com o nível de ensino que é a EFOMM e todo o restante tambem, como a parte dos gremios que agora irão começar e tudo mais…
Desejo a todos os alunos do 1º ano, que tenham muita força para superar este ano que vem com matérias novas e difíceis. Mas a família está sempre na retaguarda para um suporte e não deixa-los desanimar.
6 de fevereiro de 2012 às 18:28
Que bonito seu depoimento, Taynan!
Esse dia-a-dia na EFOMM tão bem mostrado por você nos faz, nós pais, crermos que nossos filhos deixaram a família para encontrar outra : a família EFOMM.
É uma nova fase na vida deles; agora mais amena que a da Adaptação e com outros fins: brilhar fazendo jus ao nome “FERAS” visando uma bela carreira profissional e criar vínculos com todos que aí se encontram.
A cada vinda de nosso filho em casa sentimos que ele está feliz, convicto da escolha feita e interado nesse seu novo ambiente extra-familiar.
Tudo isso nos deixa muito alegres porque toda essa rotina, que para os eles ainda está cheia de novidades vislumbra um futuro promissor. Cabe a cada um desses que hoje estão ingressando na EFOMM ir com garra, determinação ao encontro deste.
7 de fevereiro de 2012 às 10:21
Meus parabéns o texto está muito lindo e me fez lembrar das histórias que meu filho o Rafael Gonçalves também do primeiro ano conta em casa, adoramos e ficamos anciosos toda sexta-feira para ouvir as novidades, espero que vocês aproveitem esta oportunidade e que se realizem em suas profissões pois é muito importante que amem sua profissão! Que será linda se DEUS quiser terão muito sucesso!
15 de fevereiro de 2012 às 8:16
Muito boa a matéria! Parabéns!
17 de fevereiro de 2012 às 17:10
Muito Bom!!!!!