A criação Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu) é um projeto da OSX, empresa do Grupo EBX com atividade no setor de unidades e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação integrada nos segmentos de construção naval, fretamento de unidades de exploração e produção (E&P) e serviços de operação e manutenção (O&M). Durante todo o período de obras, serão gerados 4 mil empregos diretos e na operação do estaleiro serão 10.000 empregos diretos.
A unidade estará localizada no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no município de São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro. A decisão de implantação do empreendimento na região levou em consideração as diversas vantagens competitivas, como a sinergia logística com os demais empreendimentos em implantação no Açu, destacando-se o Terminal Portuário de Uso Privativo do Açu, siderúrgicas; proximidade com as principais regiões produtoras de óleo e gás, entre outras.
A OSX obteve financiamento aprovado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (FMM), com uma linha de crédito que pode chegar até R$ 2,7 bilhões e prazo de 10 anos para a construção da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu). Em janeiro de 2012, a OSX já recebeu desembolso no valor de USD 227,9 milhões, correspondente a um empréstimo-ponte contratado com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para essa finalidade.
Visando a formação de mão de obra qualificada, a OSX também concebeu o projeto de criação do ITN (Instituto Tecnológico Naval), tendo como meta tornar-se referência em qualificação profissional e soluções inovadoras na área de construção naval e operações offshore, contemplando também promover projetos e pesquisas para o aprimoramento tecnológico do País nesses setores.
Para saber mais, assista ao vídeo: O maior estaleiro das Américas
Comentários