A premiação do II Concurso Literário “2ON Letícia Silva” foi realizada no dia 15 de março na Diretoria de Portos e Costas, Rio de Janeiro. No evento estiveram presentes, além dos organizadores do concurso, o DPC Vice Almirante Eduardo Bacellar LEAL FERREIRA, convidados, professores e alunos.
Os professores que analisaram os trabalhos de cada instituição e escolheram os três melhores para encaminhá-los à Academia Brasileira de Letras receberam, além de uma lembrança de agradecimento (a réplica de um propulsor montado sobre madeira de lei), um exemplar do romance histórico” Viva O Povo Brasileiro”, escrito por João Ubaldo Ribeiro, que também marcou presença na premiação.
A Professora Cláudia Correia de Matos e o Professor Luiz Fernando Silva, representantes do CIAGA , receberam os agradecimentos das mãos do Exmo. Sr. Contra-Almirante Rodolfo Frederico DIBO.
O Acadêmico João Ubaldo Ribeiro da ABL definiu a classificação final:
1º Colocado – Al. João PEDRO Santos Cavalcante – CIABA
2º Colocado – POM. SAULO Daibes de Vasconcelos – CIABA
3ª Colocada – Al. BRUNA de Oliveira PINA – CIABA
.
O Asp. Eduardo Mesquita recebeu o prêmio de Destaque Literário pela seguinte frase contida em seu trabalho: ” Afinal, podemos até sair do mar, mas o mar jamais sai de nós”.
.
Também receberam exemplares de agradecimento o Al. Saulo do CIABA, a Al. Raquel Amorim do CIAGA e o Asp. Lucílio, pelo empenho que tiveram quando da divulgação do concurso.
.
As redações dos 9 finalistas, que foram redigidas sobre o tema ” Tradições, usos, costumes e linguagem dos homens do mar”, estão disponibilizadas logo a seguir:
.
A Cultura do Mar- Al. Camille Barros (CIAGA)
A Seleção dos Homens do Mar- Asp. Gabriel (EN)
Alma Marinheira- Al. Saulo (CIABA)
Homens do Mar- Al. Pedro (CIABA)
Língua do Maranhão- Al. Zózimo (CIAGA)
Mar Absoluto- Al. Bruna Pina (CIABA)
O Português Marítimo- Al. Vivian Valença (CIAGA)
O Símbolo Eterno e Indelével- Asp. Eduardo Mesquita (EN)
Tradições Marinheiras, uma análise psicológica- Asp. Ricardo (EN)
.
Agradeço a colaboração da Al. Júlia do CIABA e do Asp. Lucílio que nos ajudaram, ainda nas férias de janeiro, a conseguir as 6 redações restantes.
.
Esperamos que gostem. Boa leitura!
.
A premiação do III Concurso Literário “2ON Letícia Silva” foi realizada no dia 27 de setembro na Diretoria de Portos e Costas, Rio de Janeiro. No evento estiveram presentes, além dos organizadores do concurso, o DPC Vice Almirante Ilques Barbosa Junior, convidados, professores e alunos.
.
Os professores que analisaram os trabalhos de cada instituição e escolheram os três melhores para encaminhá-los à Academia Brasileira de Letras receberam, além de uma lembrança de agradecimento (a réplica de um timão com malaguetas montado sobre madeira de lei), exemplares de livros de Carlos Nejar, acadêmico da ABL, e o livro “Cansei de Sofrer no Trabalho” de Denise De Moura.
.
A Professora Cláudia Correia de Matos e o Professor Luiz Fernando Silva, representantes do CIAGA , receberam os agradecimentos das mãos do Exmo. Sr. Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo.
.
O Acadêmico Carlos Nejar definiu a classificação final:
.
1º Colocado – Al. João PEDRO Santos Cavalcante – CIABA
2º Colocado – Al. BRUNA de Oliveira PINA – CIABA
3ª Colocada – Asp. VINICIUS SOUZA – EN
.
Também recebeu exemplar de agradecimento o Asp. Lucílio, pelo empenho que teve quando da divulgação do concurso.
.
As redações dos 8 finalistas, que foram redigidas sobre o tema “Os rios Brasileiros: Estradas D’água”, estão disponibilizadas logo a seguir:
.
.
Agradeço a colaboração do Al. Pedro do CIABA e do Asp. Lucílio que nos ajudaram a conseguir as 6 redações restantes.
.
Esperamos que gostem. Boa leitura!
.
Por Al. Raquel Amorim
Comentários