O dia começou cedo para veterano-adaptadores e candidatos-aluno no primeiro dia de adaptação. Os candidatos residentes que já estavam a bordo do CIAGA tomaram café às seis da manhã e todos os outros chegaram as sete, quando foram dirigidos ao auditório para a sexta fase do concurso, pré-matrícula e início à adaptação.
No auditório os candidatos receberam seus nomes de guerra, pelos quais serão conhecidos durante sua vida acadêmica na EFOMM, também receberam instruções básicas sobre porte militar e organograma da adaptação. Os candidatos tiveram uma pausa para um lanche rápido cedido pelo próprio CIAGA.
Em seguida teve a palavra o Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) Dalmir que incentivou sem esconder as dificuldades da adaptação de uma vida civil à militar, apresentando aos presentes o corpo de oficiais responsáveis pelo período.
Os candidatos foram divididos em turmas de adaptação – sendo oito no total, nomeadas a partir do alfabeto náutico internacional (Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo, Foxtrot, Golf e Hotel).
Depois do almoço, os candidatos realizaram atividades diversas, foi possível cortar o cabelo àqueles que precisavam, receberam roupa de cama e uniforme e na maior parte do dia tiveram instrução de ordem unida.
Aproximadamente trinta e oito candidatos não compareceram ao primeiro dia. É aconselhável que aqueles na lista de espera se preparem para uma possível convocação.
Fotos: Al. Prado
Comentários