Semanalmente, durante um mês, o Jornal Pelicano mostrará para vocês, nossos tão estimados leitores, histórias de alguns nomes da Marinha Mercante que se eternizaram pelos seus atos de coragem e bravura.
Recordar é sempre uma forma simples e prazerosa de mantermos viva a história da nossa ilustre Marinha Mercante na mente das futuras gerações de homens e mulheres do mar.
CLC Charles França de Araújo e Silva
Essa semana começaremos pela heróica história do CLC Charles França de Araújo e Silva. Em 1979 esteve no comando do navio José Bonifácio da FRONAPE-PETROBRAS e, através do seu admirável ato de bravura, resgatou um grupo de 29 vietnamitas que estavam à deriva no Mar da China.
Era um grupo de homens, mulheres e crianças refugiados de guerra.
Tinham como principal propósito encontrar a paz quando se lançaram ao mar de uma frágil embarcação sem nenhuma condição de segurança.
O “José Bonifácio”, que estava retornando do Golfo Pérsico, ao avistar a embarcação aproximou-se. O comandante da embarcação, em um gesto nobre, solidário e admirável, decidiu resgatar as 29 pessoas que enfrentavam situações de risco.
Importante ressaltar que o navio que resgatasse refugiados poderia enfrentar sérios problemas nos portos de escala, já que poucos países se dispunham a recebê-los.
Nesses casos, o comandante era responsável pela manutenção, segurança e permanência dessas pessoas a bordo. Mesmo diante disso, optou por resgatá-los e desembarcar os vietnamitas em segurança no porto em Cingapura. Lá permaneceram durante um período de tempo – em campo de refugiados – enquanto se desenvolveu a démarche legal com o governo brasileiro para a concessão de exílio em nosso país.
Conseguiram a nacionalidade brasileira, e hoje com vários descendentes ocupam lugares notórios na sociedade paulista como grandes empresários.
Fonte: CLC Álvaro José de Almeida Júnior
Website: centrodoscapitaes.org.br
Não existem palavras para descrever o admirável e nobre gesto humanitário do Comandante da embarcação e de sua tripulação.
Comentários