Após realizar uma viagem de 19 meses ao redor do planeta, o Turanor Planet Solar tornou-se famoso e atualmente é uma das grandes ferramentas que auxiliarão os cientistas no estudo dos processos oceânicos envolvidos na regulação do clima.
Famoso por ter dado volta ao mundo utilizando 100% de energia renovável, o gigante está de volta e disposto a encarar aventuras ainda mais ambiciosas como, por exemplo, estudar as mudanças climáticas. A eco embarcação conhecida como Turanor Planet Solar é a grande aposta dos cientistas ambientais da Universidade de Genebra que ao longo da viagem coletarão dados para melhor compreender a influência oceânica sobre a regulação do clima.
As análises ocorrerão na Corrente do Golfo, uma corrente marítima potente, rápida e quente do oceano Atlântico que tem origem no Golfo do México. Os cientistas estudarão, por exemplo, como o Fitoplâncton ajuda a regular o clima. A escolha do Solar Planet foi estratégica. “A ausência de emissões poluentes garante que as medições atmosféricas não serão distorcidas pelos resíduos associados à queima de combustível”, explicam os pesquisadores na pagina oficial do projeto.
Fonte: EXAME
Continue conectado e mantenha-se informado.
A equipe do Jornal Pelicano agradece.
Comentários