“Compactos, modulares e de desempenho aperfeiçoado – é assim que os propulsores Rudder Propellers(SRP) e Twin Propellers(STP) da nova geração da Schottel podem ser brevemente caracterizados.
A carcaça do propulsor foi aperfeiçoada através do uso de técnicas CFD (Computational Fluid Dynamics) assim como aplicação de modelos de teste.
Os SRP e as STP estão disponíveis com uma variedade de caixas redutoras – para se adequarem às diversas velocidades de entrada independentemente de serem movidas por um motor diesel ou por motor elétrico.
O SRP é encontrado em todos os tipos de rebocadores, na navegação fluvial ou em alto mar, em operações offshore, sob condições tropicais e árticas ou seja em toda parte.
O propulsor é até mais compacto que os modelos existentes e é praticamente um sistema independente que exige apenas uma interface mínima elétrica e
mecânica. A nova série de propulsores oferece alta quantidade de peças comuns nas diversas relações de edução – o que resulta em maior disponibilidade de peças de reposição.
A embreagem hidráulica também aciona as unidades hidráulicas do propulsor.
A nova geração de propulsores vem com uma embreagem independente multidoscos, acionada hidraulicamente, que não só engata e desengata o conjunto motor do propulsor, mas também aciona a unidade hidráulica, tornando-a praticamente independente. Para melhorar a facilidade de
manutenção e simplificar o sistema o tanto quanto possível, a embreagem é montada separadamente fora da caixa de redução e
utiliza, tanto para operação quanto para arrefecimento, o mesmo tipo de óleo que é usado para a lubrificação do propulsor.”
Portos e Navios – Agosto / 2013 – Especial Indústria Naval
Comentários