Cultive a amizade verdadeira
Para sermos felizes, precisamos ter amigos. A amizade atua no cérebro liberando substâncias hormonais que estimulam a alegria. Um modo de vencer a solidão é compartilhando uma boa amizade e um grande amor. Não sendo necessário mais que um de cada. Se quisermos um verdadeiro amigo, contudo, devemos estar dispostos e disponíveis, saber trocar e doar-se, pois o único amigo do egoísta é ele mesmo. E que mau amigo!
Acredite
Pessoas otimistas e crentes em alguma idéia ou objetivo são mais saudáveis. Um significado para nossa vida pode estar em qualquer coisa – da religião à filantropia. Vale desde a crença em Deus até mesmo a importância do seu papel como cidadão na história da sociedade. Outra opção é o altruísmo: colaborar com asilos, creches, trabalhos voluntários… o importante é ajudar e acreditar!
Exercite seu cérebro
Durante as férias podemos até perder alguns indispensáveis pontos no Q.I.. Isto se deve ao repouso mental tão almejado. Entretanto, devemos exercitar o cérebro. Ler, escrever ou qualquer outra atividade que faça pensar são boas opções. Ver TV por um longo período de tempo, por exemplo, pode ocasionar funções cognitivas alteradas, problemas de postura e articulação e causar dependência, além de danificar as funções do lado esquerdo do cérebro, reduzindo o desenvolvimento lógicoverbal. Outra solução é a música. Está comprovado cientificamente que ouvir música aumenta as conexões cerebrais, desenvolve o raciocínio lógico, diminui o estresse da vida moderna e aumenta a concentração. E não precisa ser uma clássica ou jazz; pode ser um heavy metal, quem sabe.
Seja Natural
As facilidades e correrias do cotidiano nos afastam cada vez mais da convivência com a natureza e da simplicidade do viver. Uma corriqueira caminhada pode, inclusive, aumentar nossa inteligência, perda de peso e benefícios na oxigenação do corpo e no sistema imunológico. Ela melhora o desempenho da leitura e aprendizado, com um beneficio extra: proporciona uma sociabilidade muito mais dinâmica e interessante. Ser natural inclui também respeitar o ritmo do seu corpo, a exemplo de como você se alimenta. Desfrutar as refeições lhe dará um mesmo nível de satisfação e saciedade com o prazer de saborear e apreciar o prato ingerindo uma menor quantidade de comida.
Ouça seu médico
Beba bastante água – durma bem – não fume – respeite sua coluna – faça refeições saudáveis – pratique exercícios regularmente – sexo só seguro, e – não se desespere, cair em tentação também é normal!
Relaxe
Permita que a criança que vive em você venha à tona. Mesmo numa pessoa adulta, ela ainda existe e pode ajudá-lo a relaxar. Não se reprima! Busque auxílio e exponha seus sentimentos, isso ajuda a aliviar a tensão. Cuidado com as obsessões, radicalismos e rigidez em seus ideais, podem não ser tão saudáveis. O melhor mesmo é o equilíbrio e a flexibilidade. Lidar bem com o estresse e as situações ruins podem lhe poupar de depressão, ansiedade e problemas cardíacos e/ou respiratórios.
No fim, se nada der certo, respire! Inspirar, contar até dez e só aí expirar. Costuma sempre funcionar!
por Al. Valverde
Comentários