Espalhada pelos quatro cantos do mundo, a língua portuguesa é um dos 10 idiomas mais falados no planeta. Formulada desde o século XII, começou no século XV a ganhar espaço ultrapassando as fronteiras Ibéricas, acompanhando as caravelas lusitanas na aventura das grandes navegações. O idioma evoluiu de forma diferente em cada país falante da língua, cada um adaptou a mesma de seu modo, ocasionando algumas divergências na pronuncia e na escrita de algumas palavras.
Depois de muitos anos, os países que utilizavam a língua portuguesa decidiram fazer acordos para promoverem padronizações na escrita, com o objetivo de ter uma ortografia unificada, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.
A primeira tentativa de uniformizar a ortografia da língua portuguesa foi realizada em 1911 quando uma comissão de filósofos lusitanos propôs uma reforma ortográfica e o governo português a adotou imediatamente. No Brasil, essa reforma gerou muitas discussões e acabou não sendo adotada. Muitas tentativas ocorreram desde então, no entanto os oito países que têm o português como língua oficial, ainda não haviam chegado a um consenso sobre a unificação, dentre eles Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
O primeiro acordo válido foi finalmente aprovado em 2009 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinando o decreto que estabelece a reforma ortográfica. As mudanças na escrita começam a valer a partir de 1º de janeiro e o Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente. A solenidade ocorreu na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Durante o período de transição, de 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012, ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita.
“Hoje é um dia tão marcante para a nossa linda literatura. Ainda faltam muitos capítulos no acesso à leitura no Brasil. A grande maioria dos livros que se lê hoje é indicada pela escola”, disse o presidente durante o discurso da assinatura do decreto do acordo.
por Al. Antônio
Guia rápido das novas regras: O que muda com o acordo ortográfico
Alfabeto
- Antes: 23 letras;
- Agora: 26 letras, entram k, w e y.
Trema
Desaparece em todas as palavras, com excessão de nomes como Müller.
- Antes: Freqüente, lingüiça, agüentar;
- Agora: Frequente, linguiça, aguentar.
Acentuação
Some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte). Palavras que tem a última sílaba mais forte mantém o acento (como herói, papéis e troféu).
- Antes: Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia;
- Agora: Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia.
Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas, mas se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí.
- Antes: Baiúca, bocaiúva, feiúra;
- Agora: Baiuca, bocaiuva, feiura.
Some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos).
- Antes: Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos;
- Agora: Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos.
Some o acento diferencial em todas as palavras, com excessão de pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
- Antes: Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa;
- Agora: Para, pela, pelo, polo, pera, coa.
Some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar.
- Antes: Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você;
- Agora: Averigue, apazigue, ele argui, enxague você.
As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.
Hífen
Veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
- Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra…
-
- Usa-se hífen quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel;
- Não se usa hífen em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom.
- Hiper, inter, super
-
- Usa-se hífen quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional;
- Não se usa em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico.
- Sub
-
- Usa-se hífen quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano;
- Não se usa em todos os demais casos: subsecretário, subeditor.
- Vice
-
- Sempre: vice-rei, vice-presidente.
- Pan, circum
-
- Usa-se hífen quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar;
- Não se usa em todos os demais casos: pansexual, circuncisão.
13 de fevereiro de 2009 às 9:32
Of. Al. Lorenzeto para vocês jovens esta mudança na gramática não vai atrapalhar muito, pois vocês já fazem assim no msn, orkut… Agora para nós que estudamos a mais de 20 anos atrás vai sere díficil se adaptar. É complicado. Bom final de semana pra você. Imagine esta geração que já fala e escreve tudo errado. E os que tem dificuldade de aprender?
13 de fevereiro de 2009 às 11:19
Excelente contribuição a divulgação das novas regras de ortografia.
Abraços.
6 de março de 2009 às 19:31
Oi Lorenzeto, gostei muito da matéria, acho que ajuda muito o pessoal a conhecer melhor nossa língua, que, embora seja complexa, é também muito bonita e rica.
Tive uma ideia (e não ‘idéia’) bem legal: por que não fazer uma coluna semanal com curiosidades da Língua Inglesa? Poderiam ser dicas sobre vocabulário, termos técnicos, livros, textos, informações culturais. Eu me comprometeria a redigi-la, tenho uma carga relativamente boa de cultura americana/inglesa.
6 de maio de 2009 às 9:05
Este é um artigo ótimo, pois o Of. Lorenzeto fez um resumo do novo acordo ortografico excelente. Como prfessora, aconselho que todo fera, LEIA! Obrigada ao professor e ao Jornal Pelicano, pela divulgação.
Francineide, 06/05/09.
17 de fevereiro de 2010 às 19:36
Como um leitor e admirador da nossa língua portuguesa, fiquei super feliz em saber que agora tenho onde tirar dúvidas sobre a reforma ortográfica, divulgação das novas regras de ortografia, parabens.
Antônio Coelho
Goiânia/GO
17/02/2010.
5 de maio de 2015 às 17:10
[…] Foto: projetomemoria.org […]