A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (06/03/2009) que seu lucro líquido subiu 58% em comparação com 2007, alcançando assim a cifra de R$ 33 bilhões, um recorde. Segundo o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, o crescimento deve-se ao posicionamento estratégico da companhia e também a solidez de seus ativos e a estrutura integrada de seus negócios, principalmente na segunda metade do ano onde a crise financeira mundial se fez presente. Vale lembrar que mesmo a situação sendo louvável, a empresa sentiu os efeitos da crise no quarto trimestre do ano passado.
Além do lucro que subiu vertiginosamente, a produção também acompanhou a boa fase. A Petrobras anunciou no mesmo dia que na ultima quarta-feira (04/03/2008) foram produzidos 2.012.654 barris. Essa marca deve-se principalmente a entrada em operação de três novas plataformas em Campos além da P-51 em Niterói e da P-53 no Rio de Janeiro. Outras plataformas como a P-52 e a P-54 também foram decisivas.
A perspectiva para 2009 é positiva. A empresa planeja alcançar recordes consecutivos através da melhoria do desempenho de suas plataformas por meio de uma operação que deu inicio no final do ano passado. Quando as plataformas atingirem o pico de sua produção, serão adicionados 460.000 barris à produção diária.
por Al. Cavalcante
Comentários