Hoje o dia foi bem movimentado. Pela manhã, após acompanhar as medições normais de início de turno, recebemos um check-list de familiarização com os equipamentos do convés, onde pudemos observar as áreas que já havíamos visitado e demos uma ajudinha em algumas fainas de escritório. Recebemos o inspetor do Bureu Veritas, classificador do navio e acompanhamos as inspeções realizadas na Praça de Máquinas.
Diversos testes foram realizados, inclusive o do funcionamento do Gerador de Emergência. O Gerador de Emergência é responsável por fornecer energia elétrica para os sistemas essenciais do navio, numa situação onde os MCAs (Motores de Combustão Auxiliares, que operam os geradores normais) falham. O teste consiste em forçar a parada dos MCAs simulando um defeito. Após um curto blackout o Sistema de Baterias deve acender a iluminação de emergência.
O Gerador de Emergência deve entrar no máximo em alguns segundos após a falha ser detetada, o que garante a segurança da tripulação, de nossa embarcação e dos navios ao redor.
Tivemos a oportunidade de observar a “passada de ar” no MCA n.1 e de realizar a manobra nós mesmos no MCA n.2. Tal manobra consiste em abrir os rubinetes e girar manualmente o volante do motor, ocasião na qual, caso exista algum tipo de contaminação por água, óleo ou lubrificante, o contaminante será expelido sem que haja dano ao equipamento.
Amanhã esperamos poder acompanhar a manobra de pré-aquecimento, pré-lubrificação e partida do motor principal.
Até lá!
por Of. Al. Lorenzeto
3 de julho de 2009 às 10:29
Muito legal o acompanhamento que está sendo feito! 😀
Contem mais do navio! Como é a cabine? A comida… rsrs
Depois de treinar nos simuladores e vendo agora como funciona, vocês notaram muita diferença ou é quase a mesma coisa?
Um grande abraço!
4 de julho de 2009 às 13:21
Achei muito legal, meu sonho é estar ai!