Após um período angustiante de provas, exames e espera, estamos quase no fim da trajetória para nos tornamos alunos da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante, na Adaptação. Enfrentamos barreiras físicas e psicológicas, dor muscular, fadiga, saudade de casa… Mas o amor pela Escola brada mais forte. Buscamos sempre aprender a rotina e tudo que nos fará como alunos, dar orgulho à EFOMM.
Dentre as funções desempenhadas pelos Candidatos – Formatura, Ordem Unida, aulas de corrida e natação, Estudo Obrigatório, Palestras, Visitação às instalações do CIAGA e a navios da TRANSPETRO– destacaremos o Serviço. Tal atividade faz com que os futuros alunos aprendam a zelar pela Escola e entendam a grande responsabilidade dessa função.
Vingaram duas escalas: a preta e a vermelha. Ambas seguem a antiguidade; a primeira é ordenada, em dia de rotina normal, do mais antigo para o mais moderno; a segunda segue ordem inversa e é válida nos fins de semana e feriados. As trocas entre os alunos são permitidas desde que se tenha uma justificativa formal. Quando escalado, para qualquer uma das três funções do primeiro ano – Ronda, Plantão de Pavimento ou Retém – o aluno não pode se ausentar da Escola nas 24 horas do dia de Serviço.
O Ronda* fica de prontidão na Sala de Estado, coordenando o “Acordômetro”, uma lista com nomes, camarotes, quartos, camas e horários dos alunos que desejam ser acordados pelo Plantão de Pavimento. Este, por sua vez, deve ficar na posição de descansar no corredor dos camarotes, sempre de prontidão para atender às solicitações dos campanhas, que não podem sair de seus camarotes após 22 horas. Há também o posto de Retém, no qual um aluno fica em alerta para render qualquer outro aluno que não possa assumir seu posto, seja ele Ronda ou Plantão de Pavimento, independente do horário.
Os alunos são distribuídos em turnos de duas ou quatro horas, de maneira tal que nenhum posto fique vazio durante todo o dia. Os demais anos, segundo e terceiro, assumem funções diferentes das acima detalhadas, sendo que o terceiro ano faz o serviço de AJOSCA (Ajudante do Oficial de Serviço do Corpo de Alunos) responsável pelo cumprimento,, com eficiência do trabalho de todos os alunos escalados.
A visão apresentada dos Serviços é apenas superficial; não foi possível abordar e explicar todos os detalhes dos mesmos, porém o que deve prevalecer para os futuros alunos é o compromisso que assumem com a Escola, com as instalações do CIAGA e com os outros campanhas, cultivando o espírito de união e respeito, indispensáveis para todos que pretendem ingressar na Marinha Mercante.
Por: Candidato-Aluna Delta 025 Camila Reis
27 de janeiro de 2010 às 16:57
Parabéns Candidato aluna Camila Reis pelo seu texto. Explicou o suficiente. Muito bom ter mais um talento para manter o Pelicano no topo.
28 de janeiro de 2010 às 7:36
Parabéns Candidato aluna Camila Reis. Dedicação, empenho e vontade foi o que motivou você e os demais candidatos. Estamos muito orgulhosos por estar realizando um sonho. Que Deus te abençõe sempre.
28 de janeiro de 2010 às 9:36
Muito oportuna a explicação da Camila Reis; para quem esta de fora e não conhece o funcionamento, esse artigo mostra claramente as obrigações, rotinas e aspirações de cada um.
Parabéns Camila e sorte a todos.
28 de janeiro de 2010 às 9:55
LINDO!!!! CAMILA PARABÉNS PELO TEXTO, REDIGIDO COM VERDADE. COM CERTEZA VC. CHEGARÁ ATÉ O FIM COM GRANDE MÉRITO.APESAR DAS DIFICULDADES VC. AMA O QUE ESCOLHEU E NINGUÉM PODERÁ TIRAR ISSO DE VC. CONTINUE SEMPRE ASSIM. PARABÉNS….
28 de janeiro de 2010 às 9:59
Bom dia, alunos e adaptadores.
Quero parabenizar a toda a equipe do Pelicano pelo excelente trabalho. Aos alunos, que vcs demonstrem toda a garra interior, pois, quando nos parece acabar todas as forças, passamos a ativar um poder que os militares conhecem que é a ” MORAL”, um corpo de aluno de ” MORAL” alta se torna imbatível, e um conjunto de adaptadores conscio de sua missão neste primeiro momento de formação, cívica, patriótica e militar, será de extrema importância para os novos mercantes ” CIDADÃOS DO MUNDO”. Parabéns à todos, é chegada a hora de para alguns deixar de usar as fraldas e a chupeta, e para outros, se revelarem no fiel cumprimento do senso de missão. ALUNOS e ADAPTADORES, estejam em que navio estiverem, de qualquer armador, não importa a bandeira que nele será içada, pois, a BANDEIRA BRASILEIRA, se revelará e se exteriorizará do intimo de cada um, e ela tremulará acima de tudo, mostrando a pujança da nação brsileira.
AVANTE MERCANTE. BRASIL ACIMA DE TUDO.
28 de janeiro de 2010 às 10:20
Fiquei encantada ao perceber mais este dom na aluna Camila Reis. Um artigo curto e claro. Parabens. Voce nem precisa de tia coruja.
28 de janeiro de 2010 às 14:43
Parabéns Camila, excelente artigo.
3 de fevereiro de 2010 às 19:50
Agradeço à todos os leitores do Pelicano pelos elogios e, em nome de todo o corpo de agora alunos do Primeiro Ano (Feras), por todo apoio.
Findado o período de adaptação ainda temos muito o que aprender, continuaremos contando com o apoio dos Veteranos.
Aos pais, amigos, familiares e todos que acompanham o Jornal, continuem apoiando e participando!
9 de fevereiro de 2010 às 10:34
eu sempre sonhei entra na marinha mas nunca consegui e hoje tenho 26ano sei que devo para de sonha mas continu o ademirando a marinha sejam feliz