Inédito na América do Sul e coordenado no Brasil pelo Comando do 1º Distrito Naval, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o encontro internacional de Grandes Veleiros. O evento, intitulado “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamerica 2010” contou com a participação de nove dos maiores veleiros do mundo:
A chegada dos veleiros ao Rio foi marcada pelo grande desfile naval pela orla, na manhã de domingo do dia 31 de janeiro, saindo da Barra da Tijuca até o Pontal do Leme, quando as Fragatas, Bergantins e Galeras entraram na Baía de Guanabara, passando pela Escola Naval. Os veleiros ficaram ancorados no Píer Mauá , no centro da cidade, no período de 31 de janeiro a 07 fevereiro quando ocorreu a largada da Regata Bicentenário, organizada conjuntamente pelas Forças Armadas de diversos países latino-americanos para celebrar os 200 anos da Revolução de Maio, que marcou a independência da Argentina. No domingo 07 de fevereiro, os veleiros soltaram as amarras e se dirigiram para as Ilhas Cagarras, de onde largaram para o primeiro trecho da regata internacional. Mais três veleiros ( Holanda, Portugal e Estados Unidos) se juntaram para participar da regata. A competição que passará pela Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, Venezuela e República Dominicana, termina no México, em cerca de cinco meses.
12 de fevereiro de 2010 às 9:44
Maravilhoso!!
isto sejam nossos olhos e enviem essas maravilhas que só podemos ver desta forma, até que um dia possamos ir com um comandante muito especial…Que DEUS os abençõem
19 de fevereiro de 2010 às 11:31
Fui vê-los no Pier Mauá. Cada um mais maravilhoso do que o outro.
Gostaria de saber como está sendo a competição, quem está liderando, essas coisas. Torço por todos, que retornem em segurança para suas famílias.
1 de abril de 2010 às 12:57
Coisa mais linda!