Dia 26 de Março, a Praticante de Prático Fernanda Letícia da Silva foi aprovada no exame para Prático de Porto em Santos, após realizar uma manobra, de atracação com giro do navio F.D. Salvatore Pollo, graneleiro de bandeira italiana com 225 metros de comprimento e 11,26 metros de calado, ao TGG Terminal de Graneis do Guarujá.
A Portaria n°12 da Capitania dos Portos de São Paulo definiu o grau de dificuldade das manobras a serem realizadas para o Exame de Habilitação para Prático, todas devendo ser de atracação incluindo giro do navio no canal.
Os praticantes aprovados no exame começarão a exercer a nova função a partir de 01 de Abril, quanto Letícia tornar-se-á a primeira mulher Prática de Porto do Brasil.
O estágio, com duração de um ano, constituiu-se de um mínimo de 700 manobras de atracação e desatracação, sendo 100 acompanhadas e 600 executadas, distribuídas pelos 64 píeres, terminais e armazéns do maior complexo portuário da América Latina.
A Praticante de Prático Letícia Silva, 26 anos, Primeiro Oficial de Náutica, formada pela EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), despachava na função de Imediato de um navio ro-ro antes do seu estágio no Porto de Santos, para o qual foi aprovada em 30º lugar através de concurso nacional com 117 vagas para vários portos brasileiros em 2008. Tripulou diversos tipos de navios mercantes na costa leste da América do Sul (ECSA) e entre Brasil e Europa, além de navios de offshore com posicionamento dinâmico no Golfo do México (GoM/USG) e na Bacia de Campos, acumulando mais de 300.000 milhas navegadas.
Durante seu tempo em terra dedicou-se a atividades extra-curriculares em prol das Marinhas Mercante e do Brasil tendo seu trabalho reconhecido em 2006 quando foi condecorada com a Medalha Mérito Tamandaré, ainda como Praticante de Oficial de Náutica, a mais jovem Oficial Mercante a recebê-la.
5 de abril de 2010 às 22:52
Importante o Pelicano ter noticiado a aprovação da agora Prática de Porto Leticia Silva para incentivar cada vez mais as mulheres a disputarem todos os mercados de trabalho em igualdade com os homens. Entrevistada pela TV Record em 08/09/2009, durante uma manobra executada ainda como Praticante de Prático, ouviu do comandante do navio que, em 30 anos navegando por vários portos do mundo, nunca havia visto uma Prática. Ainda são raras. Eu mesmo só tive uma prática a bordo em Port Arthur, Texas, EUA. Sei que existe outra no Rio Sena, Paris, França. A Leticia pode ter desbravado mais um mercado de trabalho para as oficiais mercantes brasileiras assim como fez quando trabalhou como DPO no Golfo do México em 2006-2007. Sugiro a leitura deste artigo junto com a entrevista feita pelo Pelicano com ela ano passado, pois ambos se complementam. Bravo Zulu, uma vez mais, para a PRT Leticia Silva.
6 de abril de 2010 às 19:26
Recebi a Leticia duas vezes a bordo no ano passado, durante o treinamento dela, quando atraquei ao TGG. Ela já demonstrava atitude, impostação de voz e profundo conhecimento teórico. Da primeira vez para a segunda, uns 4 meses depois, já sobressaia sua evolução na parte prática também. Será uma excelente prática e os comandantes estrangeiros comentarão sobre ela mundo afora. Parabéns Letícia, marque assim. Parabéns também ao Pelicano. Que diferença da minha época para a versão eletrõnica…
7 de abril de 2010 às 15:02
Maravilhosa a conquista da Fernanda. So espero que nesssa área as mulheres recebam salarios iguais aoss doss homens. Parabéns Fernanda.
7 de abril de 2010 às 16:14
Primeiro foi Hildelene Lobato empossada em setembro de 2009 como a 1ª mulher comandante de navio mercante, agora temos a Letícia entrando para a história da Marinha Mercante brasileira como a 1ª mulher a exercer a função de prático no Brasil. Meus respeitos e agradecimentos a essas duas heroinas que com seus feitos abriram as portas de mais dois mercados de trabalho para outras mulheres.
7 de abril de 2010 às 16:46
Olá Paula Setta, felizmente na vida mercante não possui distinção de salários. Não importa o sexo, sim a competência.
7 de abril de 2010 às 18:45
Parabéns para a Letícia Silva, uma ótima profissional que mostra a força da mulher na Marinha Mercante no Brasil. Tive a oportunidade de embarcar durante um curto período com ela e sou testemunha de sua simpatia e capacidade profissional.
7 de abril de 2010 às 23:22
Parabéns Leticia Silva! Lembro-me quando voce, no 3o. ano da EFOMM, gabaritou a prova da Petrobras e, honesta e honradamente, abriu mão da bolsa por saber que não iria ter condições de cumprir os dois anos de trabalho com a empresa. Honra e glória. Tenha uma feliz carreira como prática.
8 de abril de 2010 às 0:02
Parabens Leticia pelo sucesso alcançado e obrigada mais uma vez pelas palestras sobre a marinha mercante que voce ministrou em Porto Real.
8 de abril de 2010 às 11:15
Este ano, estou fazendo cursinho pré militar para entrar na EFOMM. Sempre visito o Pelicano para saber o que está acontecendo na Escola e o artigo com a Prática Fernanda Letícia é um grande incentivo para que eu continue estudando cada vez mais. Parabéns Fernanda!!!
8 de abril de 2010 às 17:20
Leticia, fantástico seu feito. Numa profissão que sempre teve fama de passar de pai para filho, voce ingressou sendo mulher, jovem e sem ser filha de prático. Parabéns para voce e para sua escola e sua família que lhe formaram.
8 de abril de 2010 às 17:45
Parabens a Leticia. Grande feito. Mas observem na foto do passadiço uma das razões do seu sucesso. Olhem o logotipo da camisa dela. O time da De Moura arrebenta e a empresa tem 3 salas da aula adotadas e patrocinadas no CIAGA.
9 de abril de 2010 às 8:17
Ja ouvi falar na profissao de pratico, mas não imaginava que as mulheres ja estavam ingressando nesta area. Parabens Fernanda!!! Gostaria de obter mais informações sobre o concurso. Quais sao os requisitos para poder fazer esta prova?
9 de abril de 2010 às 8:19
Parabens Leticia!!! Pela sua determinacao e garra nao podiamos esperar menos de vc. Felicidades na nova carreira. Grande abraço
9 de abril de 2010 às 8:53
Parabens Fernanda Leticia!!! Realmente vc é um grande exemplo a ser seguido.
9 de abril de 2010 às 11:16
Este é o sonho de muitos… Sucesso!!!
9 de abril de 2010 às 20:57
Trajetória fantástica a da Leticia Silva. Lendo esse artigo e a entrevista percebo que ela, ainda jovem, já passou por várias fases profissionais. Gostaria de saber se ela tem planos para novos desafios profissionais no futuro. Como ela adotou uma sala de aula no CIAGA, como mencionado na entrevista, teria ela planos de retornar a escola onde se formou para ser professora no futuro? Vi uma reportagem muito boa com ela na Record no ano passado. Haverá alguma outra entrevista com ela no Pelicano?
14 de abril de 2010 às 13:56
Letícia,
Fico extremamente feliz em poder te ver crescendo a cada dia em sua carreira. Quando você apareceu no meu escritório para estagiar alguns anos atrás, pude pressentir que alcançarias grandes degraus em sua vida profissional, pois, interesse, dedicação e firmeza sempre estiveram em seu perfil. Agora, posso observar você fazendo manobras nestes navios no Porto de Santos. Parabéns e muita felicidade!
Jorge Cormack – Cormack Maritima Ltda
20 de abril de 2010 às 20:45
Parabéns Leticia Silva. Embarcamos juntos no Libra Albacora no final de 2002, quando voce era Estagiaria de Nautica. Hoje trabalho em terra e fico feliz de ver uma ex-colega de mar galgando altos patamares profissionais.
24 de abril de 2010 às 13:58
Leticia Silva fez historia elevando a importancia da mulher no mar. Ela como a primeira mulher pratica de porto do Brasil fará a praticagem brasileira ser conhecida no exterior como uma das primeiras no mundo a acreditar no potencial feminino.
24 de abril de 2010 às 14:03
Espetacular o feito da Leticia Silva. E com 26 anos apenas. Parabéns!
25 de abril de 2010 às 11:00
O sucesso profissional da Prática Leticia Silva foi fruto do exercício da profissão embarcada. Como mencionado no artigo, durante anos ela tripulou diversos tipos de navios mercantes em várias funções até como imediato. Deve ter acumulado vasta experiência de manobras em navios e portos diferentes o que deve ter lhe facilitado o treinamento como prática. Parabéns Letícia Silva.
8 de maio de 2010 às 14:30
Impressionante a conquista da Leticia Silva, em nome de todas as mulheres brasileiras, atrevo-me a dizer. Depois de ver mulheres dirigindo caminhoes gigantes nas minas de minerio da Vale, pilotando jatos de caça da FAB e comandano navios, so faltava mesmo ver uma mulher manobrando navios. E isso no maior porto da America Latina, lado a lado com profissionai homens experientes e com muito mais idade que ela. Parabens Leticia.
18 de maio de 2010 às 16:42
PRATICA LETICIA SILVA DE PARABENS/ BRASIL-SE-AJU
28 de maio de 2010 às 11:48
Leticia Silva é um marco divisório na Marinha Mercante. Temos várias figuras eminentes na nossa historia da MM, mas que eu me lembre ninguém tão jovem fez tanto e conquistou tanto em tão pouco tempo e tão jovem. Oficial Aluna, atividades extra-classe, engajamento e voluntariado, Mérito Tamandaré, adoção de sala de aula como pessoa física e agora primeira mulher prática de porto do Brasil. Mesmo para um homem adulto oficial experiente é muito difícil igualar esses feitos. O que enaltece ainda mais seus feitos. Obrigado Leticia Silva em nome da Marinha Mercante.
21 de junho de 2010 às 3:39
Li este artigo sobre a prática Leticia Silva com interesse. Faço meu o pedido acima da Clarisse Lemos: haverá outra reportagem do Pelicano com ela, depois que ela iniciou a nova função?
10 de setembro de 2010 às 18:03
Leticia, achei lindo os comentários a respeito de sua profissão e sua pessoa; mesmo não sendo do ramo e não entendendo muito bem o grau de dificuldade para atracar tão grandes navios, achei voce uma vencedora em todos os sentidos; O versiculo 13 cap. 4 do livro aos
Filipenses diz: Posso todas as coisas, naquele que me forlalece.
Parabens e que Deus te abençoe.
19 de outubro de 2010 às 13:07
É homonimo ou esse concurso literario 2ON Leticia Silva também é iniciativa da mesma pessoa deste artigo sobre a primeira mulher prático de porto? Se for, parabéns.
22 de outubro de 2010 às 17:38
Linda a reportagem com a Pratica Leticia Silva. Que exemplo para todas as mulheres.
30 de outubro de 2010 às 18:42
O concurso é sim iniciativa da Letícia Silva – 1ª mulher prático do Brasil, uma oficial mercante com grande dedicação a sua profissão.
13 de novembro de 2010 às 8:44
A Prática Leticia Silva tornou-se a primeira mulher prática de porto do Brasil no mesmo ano em que temos nossa primeira presidenta. 2010 foi o Ano Nacional da Mulher.
15 de novembro de 2010 às 17:13
Legal esse artigo sobre a Prática Leticia Silva que ainda surpreende alguns comandantes estrangeiros que nunca haviam visto uma mulher como prática, ainda mais tão jovem. Mas ao término das manobras comentam com os agentes sua tranquilidade e destreza. É um orgulho para todos nós santistas te-la conosco.
15 de novembro de 2010 às 18:03
Existem mais artigos com a prática Leticia Silva? A DPC abriu mais um concurso e eu queria ler mais sobre a história dela.
20 de novembro de 2010 às 15:50
Leticia Silva, que exemplo de determinação voce deixa para todas nós mulheres, alcançando vários degraus hierárquicos tão jovem. Obrigada e parabéns!
1 de janeiro de 2011 às 10:26
Visitando o Pelicano li essa reportagem sobre a prática Leticia Silva de quando ela tornou-se a primeira mulher prática de porto do país. E no maior porto da America Latina. Impressionante. Assim como comentou a Suely Guerra acima, eu tambem gostaria de ler mais uma reportagem com a Leticia agora que outro concurso para pratico acontecerá esse ano.
9 de janeiro de 2011 às 11:55
Parabens a todas as mulheres a enfrentar o preconceito em primeiro lugar!!! Parabens…
14 de janeiro de 2011 às 13:49
Parabéns mais uma vez!
Assim como a Leticia está a comandar grandes navios esse ano também esse imenso “transatlantico” chamado “Brasil” estará sendo comandandada por uma mulher! Sucesso a Todas!
27 de janeiro de 2011 às 22:16
A primeira prática de porto do Brasil Leticia Silva merece todos os créditos pelo desempenho da mulher brasileira na execução de tarefas altamente técnicas e perigosas antes somente destinadas aos homens. Felicidades na sua brilhante carreira e obrigado pelo exemplo para nossas filhas e netas seguirem-lhe.
9 de fevereiro de 2011 às 4:12
Que maravilha essa materia com a Pratica Leticia Silva, primeira mulher brasileira nesta profissao. Ela desbravou mais um nicho de mercado para nos mulheres. Deus a abencoe.
23 de fevereiro de 2011 às 5:05
O sucesso profissional da agora Prática Leticia Silva é resultado de impecável atitute e dedicação extrema ao trabalho embarcado e a formação marinheira. Leiam a entrevista com ela aqui mesmo no Pelicano e comprovem. Parabens uma vez mais, Letícia Silva, pelo empenho e entrega às coisas do mar.
28 de fevereiro de 2011 às 4:44
Muito bom este artigo sobre a 1a. mulher prática de porto Leticia Silva. Apesar de muito jovem ela já tinha enorme experiência como oficial e imediata de navio.
3 de março de 2011 às 3:04
Muito boa essa matéria com a Pratica Leticia Silva. Estao de parabens ela pela carreira e o Pelicano pelas matérias interessantes.
6 de março de 2011 às 12:34
Parabéns a Prática Leticia Silva. Desbravou mais um mercado de trabalho para as mulheres. Já se sabe quando será o próximo concurso? Parabéns também ao Pelicano e ao Adapt.Al. Souza Matos pelo esse belo artigo.
7 de março de 2011 às 13:29
Adorei o artigo com a Pratica Leticia Silva. Tenho me preparado para o proximo concurso e o sucesso dela é meu incentivo.
9 de março de 2011 às 18:38
Parabens ao Pelicano pelo artigo com a Pratica Leticia Silva. Alguma chance de termos uma entrevista com ela agora, sobre as particularidades da carreira.
11 de março de 2011 às 21:16
Lendo a matéria sobre a primeira mulher prática de porto do Brasil percebi o quanto de experiencia é necessário ter para ser prático. Parabens a Fernanda Leticia pelo feito histórico.
12 de março de 2011 às 7:46
Interessante a noticia da primeira pratica do Brasil Fernanda Leticia da Silva. Voces do Pelicano podem organizar uma palestra com ela sobre praticagem e sobre como se preparar para os concursos para praticagem? A noticia diz que ela estudou ai na Efomm. Entao ela passou no concurso so com o que ela aprendeu ai ou teve que se preparar depois de formada como nos fazemos para outros concursos publicos? Valeu pelo artigo Pelicano, leio sempre voces.
15 de março de 2011 às 8:36
Essa Leticia Silva é porreta mesmo. Pode ter feito escola no Rio mas deve ter nascido aqui em Belem. Ou pelo menos ter comido muito açaí do veropeso. Ja estava achando muito ela ter feito um concurso literario p/ nossos meninos daki participarem. Depois li a entrvista dela p/ Jornal Canal 16. E agora to vendo aki q ela é prática e foi a primeira mulher do país. Só pode ter nascido em Belem.
20 de março de 2011 às 15:19
Parabens a primeira mulher pratico do porto do Brasil Leticia Silva.
20 de março de 2011 às 16:12
Parabéns Letícia, tive o prazer, a satisfação e a honra de te conhecer pessoalmente lá no CIAGA por ocasião de uma visita à Sala de Aula que você prestimosamente patrocinou a recuperação. Saiba que você é exemplo de dedicação, perseverança e superação e, se isso já não fosse suficiente, ainda dispôs-se a colaborar ainda mais material e financeiramente com a instituição que te forjou e te deu os primeiros conhecimentos e experiências profissionais.Talvez no futuro, quem sabe, você retorne ao querido CIAGA e a querida EFOMM. Bons ventos! Outstanding! Cicero Santos.
26 de março de 2011 às 10:56
Muito boa essa matéria com primeira mulher prático do Brasil, Leticia Silva. A força da mulher sobressaindo.
26 de março de 2011 às 11:15
Menção sobre a primeira mulher prático do Brasil e sobre eese artigo de 02 de Abril de 2010 do Pelicano foi publicada na página 35 da edição nr. 67 de Fev-Mar 2011 da Revista FENAE Agora, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, com tiragem de 117 mil exemplares e distribuição gratuita para todo o território nacional, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Cópia digital da revista pode ser obtida através do link http://cedoc.fenae.org.br/goldendoc/index.asp?op=download&appname=cedoc&basename=cedoc&file=4325%5F1081%5Fdocumento&forcelogin=true&login=convidado&pass=convidado
27 de março de 2011 às 13:28
Parabéns a Prática de Porto Letícia Silva pela brilhante carreira e obrigada por representar tão bem nós mulheres.
28 de março de 2011 às 21:58
Excelente essa matéria com a prática Letícia Silva, primeira mulher a manobrar navios no Brasil. Parabéns Pelicano.
1 de abril de 2011 às 23:13
Como mencionado no artigo, em 01 de abril de 2010 a prática de porto Leticia Silva começou a exercer sua função, tornando-se a primeira brasileira a faze-lo. Hoje, 01 de Abril de 2011, completou-se um ano desse feito. Parabéns por ter desbravado mais esse mercado de trabalho para as mulheres brasileiras.
3 de abril de 2011 às 8:49
Tão nova a Fernanda Leticia e já com uma histõria tão marcante. Deus lhe pague pelo belo exemplo que dá as jovens mulheres.
5 de abril de 2011 às 23:16
Parabéns para a Prática Leticia Silva, primeira mulher brasileira a exercer a profissão. Alguma novidade sobre a prova desse ano? Agradeço qualquer informação.
7 de abril de 2011 às 20:57
Parabéns a Leticia Silva por ser a primeira mulher prático de porto do país mas também pelo currículo apresentado nessa reportagem, admirável.
8 de abril de 2011 às 16:25
A primeira prática do Brasil Leticia Silva é uma inspiração para quem está estudando para o próximo concurso. Esta matéria sobre ela é um incentivo para não me deixar esmorecer.
9 de junho de 2011 às 21:31
parabéns Leticia, vc é um exemplo a ser seguido! parabéns msm,e que vc tenha muitas alegrias nesta profissão que escolhestes!
10 de junho de 2011 às 16:17
Muito boa a matéria. Prova que realmente as mulheres estão buscando o seu espaço. Já temos mulheres comandantes de aeronaves, controladoras de vôo, a primeira presidente do Brasil e porque não uma prática??
Parabéns e que você sempre alcançe seus objetivos!!
12 de setembro de 2011 às 8:51
Tentei o concurso deste ano e vi como realmente é dificil passar nesta prova. Parabens Leticia pela sua aprovacao em 2008 e sucesso na carreira.
13 de setembro de 2011 às 10:46
Passei a admirar mais ainda a Prática Leticia Silva depois de ter feito a prova do dia 27 de agosto. Achei que havia estudado muito mas não deu para ficar acima do corte. Parabéns Leticia!
19 de setembro de 2011 às 9:31
Lendo essa reportagem coma a Leticia Silva fico incentivada a tentar novamente mas foi uma prova muito dificil o que engrandece e enaltece o feito dela.
27 de setembro de 2011 às 1:57
Bravo Leticia pelo sucesso alcançado. És um exemplo.
28 de setembro de 2011 às 20:12
A nota de corte deste concurso foi alta e a história da Letícia foi meu incentivo para ter estudado muito. Ler esta reportagem me dá força para continuar tentando alcançar meu objetivo.
4 de novembro de 2011 às 1:39
Este artigo sobre a primeira mulher prática de porto do país é um incentivo aos que almejam a profissão.
15 de novembro de 2011 às 5:51
A Prática Leticia Silva, além de ter sido a primeira mulher prática de porto brasileira, destaca-se pelas manobras perfeitas que tem feito no porto de Santos. Uma tranquilidade para nós comandantes te-la a bordo. Parabéns ao Pelicano por este artigo publicado.
25 de dezembro de 2011 às 12:13
Parabéns também por esta entrevista, Professora Leticia Silva. É um privilégio te-la a bordo ensinando DP para nós da BGL-1.
1 de janeiro de 2012 às 18:14
Feliz 2012 Prática Leticia Silva. Parabéns pelo legado que estás deixando no decorrer de sua carreira.
30 de janeiro de 2012 às 10:10
adorei saber, que mais uma mulher conseguiu ocupar seu espaço, e ser reconhecida.
31 de janeiro de 2012 às 18:01
É a força da mulher brasileira competente. Parabéns Fernanda.