A Galeria do Jubileu de Ouro tem o propósito de eternizar a memória das turmas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, por meio de placas afixadas nas paredes do Salão Nobre, no Bloco do Comando, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.
Com esse sentimento de enaltecer os alunos que fizeram da EFOMM – antes conhecida como Escola de Marinha Mercante – berço da navegação brasileira, o CIAGA inaugurou no dia 29 de novembro de 2010 o espaço que guardará a relíquia das turmas com mais de 50 anos de formação: placas com os nomes dos formandos.
O pontapé inicial foi dado com a celebração do Jubileu de Ouro das Turmas CMG Maurício Dantas Torres (1958) e CLC João Soares da Silva (1959), em um coquetel no qual estiveram presentes representantes das respectivas turmas, alunos da EFOMM, oficiais do CIAGA e o Comandante do Centro, CA Dibo, que proferiu algumas palavras de felicitações aos ex-alunos da Escola.
Na celebração, o Almirante recebeu das mãos de 2 integrantes das turmas os chaveiros que foram confeccionados na época para os então formandos, como forma de gratidão.
Ao fim, o presidente do Sindmar CLC Álvaro Almeida e Francisco Gondar agradeceu e ressaltou a importância da Galeria para a Marinha Mercante: evidenciar os alicerces da navegação do país para as próximas gerações.
Por Al. Robson.
Comentários