Na última terça-feira (15/fev) a Petrobrás anunciou a descoberta de mais um poço de petróleo na Bacia de Santos. O poço é denominado informalmente de Macunaíma e possui petróleo de boa qualidade (26º API), segundo informações da própria empresa.
O grau API é uma escala usada para medir a densidade relativa dos líquidos. Quanto maior a densidade relativa, menor será o grau API.
O poço está a 244 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro e “foi comprovado por meio de amostragem de óleo em teste a cabo, nos reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5.680 metros”, disse a estatal em nota à imprensa nesta quarta.
Macunaíma na mesma região onde já foi encontrada uma reserva, denominada Parati.
Essa notícia veio à tona acompanhada do anúncio do aumento das reservas de petróleo brasileiras no ano passado. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as reservas totais de petróleo deram um salto de 34,7% em 2010 e as de Gás Natural, de 37,4%. Esses dados, incluem as reservas provadas e as não provadas, que ainda estão em fase de pesquisa.
A estimativa é que esses campos produzam 28,467 bilhões de barris de petróleo e 423,003 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Isso gera uma expectativa de crescimento da indústria offshore no Brasil, o que já aqueceu o mercado e trás novos empregos à área mercante.
Por Aline Detoni
Comentários