Muitos se emocionam ao ouvirem e vibram ao cantar os hinos da EFOMM, da Marinha Mercante e o Cisne Branco, mas será que todos realmente entendem as letras das canções? Sabem ao certo o que é singrar ? Ou o que seria escopo?
Para melhor compreendermos o vocabulário das canções, segue uma breve explicação dos significados das palavras em destaque em cada verso.
“Singrar o mar imenso e fascinante” : É o mesmo que velejar, ou atravessar os mares, mas também pode ser usado em outras construções como em “O foguete singrou o espaço”.
“É o escopo dos alunos da Mercante” e “No seu escopo audácia e ventura” : Esse termo aparece em ambos os hinos da EFOMM e da Marinha Mercante, nesses respectivos versos, e significa propósito ou objetivo.
“Nas tormentas, na guerra e na bonança” : Tempestade violenta.
“Nas tormentas, na guerra e na bonança“ : Estado do mar propício à navegação, principalmente depois de uma tempestade.
“Escoltaremos o nosso amado pavilhão” e “Segue ostentando fiel pavilhão” : Outro termo presente em ambos os hinos da EFOMM e da Marinha Mercante, significa Bandeira ou Estandarte.
“Em sua esteira saudade e lembrança” : É o rastro que deixa o navio por onde passa, o sulco.
“Trazem no peito o seu galardão” : A recompensa de serviços importantes, a glória,a honra ou um prêmio.
“Linda galera que em noite apagada” : Navio mercante de dois ou três mastros a remos e à vela, também serve para designar embarcações de três mastros, armados à redonda.
“Dada por finda a nossa derrota” : Rumo ou direção que leva o navio, sua rota.
Bibliografia: Dicionário Online de Língua Portuguesa Michaelis;
Hinário
23 de março de 2012 às 16:12
Olá Marta.
Recomendamos que acesse esse link:
https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/ingresso.html
É uma página do site da Marinha que expõe as possibilidades de ingresso na Marinha do Brasil.
Além da Marinha de Guerra, também existe a Marinha Mercante, que também realiza processos seletivos e cursos para ingresso de novos maritmos( ex.: EFOMM e ASOM/N) que não constam no link acima.