Como é feito o lançamento de uma embarcação ao mar? Muito provavelmente você já se perguntou ou agora está intrigado com esta pergunta. Pois bem,saiba que não é o único.
O navio tem sua “trajetória” destacada por fases. Claramente,o lançamento de um ao mar marca uma fase muito importante: o primeiro contato com aquele que será seu companheiro fiel por muito tempo.
A princípío,parece algo extraordinário e muito complicado, mas não é assim um “Bicho de sete cabeças“.
Geralmente, por ser um evento digno de lembrança, ocorre cerimônia comemorativa chamada “Lançamento”.
Nesta ocasião ocorre o batismo por seu padrinho ou madrinha e recebe o nome oficial. Próximo ao fim da cerimônia é que ocorre a grande atração.
Mas afinal, como é feito de fato?!
Não existe uma forma única, antigamente era feito de proa(pela frente),ainda existe, mas não é tão comum.
Atualmente, são frequentes lançamentos por través (lado): havendo uma certa inclinação a boreste ou bombordo, com estruturas preparadas embaixo, soltam-se os cabos de sustentação, e com o peso da própria embarcação ela é levada à “queda” no mar.
Isto gera certa “instabilidade” causando ondas pequenas ou médias -dependendo do peso e tamanho -, mas logo volta a posição e balanço normais.
Obviamente, é muito esperado que esta operação dê certo, mas às vezes ocorrem falhas e a embarcação deve ser rebocada para uma nova tentativa.
De lado ou de frente, de través ou não, lançar ao mar navios de médio ou grande porte pode ser uma operação que dá certo, ou não, como qualquer outra. Mas pelas grandes dimensões, são projetos que exigem muita atenção.
Se não for bem projetado, o lançamento pode não dar certo, e até causar acidentes.
Ainda não ocorreram problemas de grande escala neste aspecto.
Mas apesar dos possíveis acidentes, vale a pena ver mais uma embarcação sendo lançada e começar a fazer parte de nossa frota nacional. Que venham as embarcações!
Ocorrem lançamentos frequentemente, em várias cidades, portanto,colega marítimo, recomendamos,se puder,assista ou busque informações e fotos: são eventos bons para serem guardados.
24 de fevereiro de 2012 às 18:24
Gostaria que postassem um vídeo, se não for pedir muito !
26 de fevereiro de 2012 às 5:22
Olá,Igor Vidal. O artigo foi editado e um vídeo foi postado. Agradecemos a sugestão.
28 de fevereiro de 2012 às 16:40
Brigado Taynan, vou continuar lendo esses artigos, e torcendo por todos vocês. Parabéns a todos !