Foi nesta sexta-feira,dia 5 de outubro de 2012, o dia da partida rumo à São Paulo do Grupo Católico da EFOMM(militares e civis) para a 5ª Romaria de Militares e Civis no Santuário Nacional em Aparecida do Norte.
Conhecida por apresentar a majestosa e grande Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a cidade recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os campos do Brasil e exterior.
Os alunos componentes do grupo e seus familiares, tiveram a oportunidade de conhecer a grande Catedral, a Igreja Antiga e ainda um pouco da cidade.
A viagem começou bem cedo,ou melhor, no dia anterior. Na noite do dia 5(23h,como planejado), concentraram-se na Escola os alunos e seus convidados. Depois da apresentação do capelão Leonildo na Capela do CIAGA e checagem das presenças, partiram da OM(Organização Militar) para mais de quatro horas de viagem. No caminho foi rezado o terço e sorteados os nomes de um “Amigo Oculto de oração”.
O dia já estava claro e lá estavam eles, de frente para a grande construção. Muitos ônibus de viagem, de todas as partes do Brasil, militares e civis por todos os lados impressionados com o lugar.
Animados, alimentados e vestidos devidamente para a ocasião, foram ao local de concentração dos peregrinos para o canto do Hino Nacional e recepção da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que chegou de helicóptero “escoltada” por militares do Exército Brasileiro. Houve a apresentação ao povo dos capelães presentes e suas respectivas caravanas, e ainda do Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Osvino José Both.
Na oportunidade, os cardeais ressaltaram a importância da fé na formação pessoal e para as organizações militares.
Dirigiram-se então para a Missa televisionada pelo Canal Aparecida das 9h presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, seguida de uma procissão com a imagem de Nossa Senhora até a Matriz na cidade.
Durante todo o dia, os alunos tiveram oportunidades de realizar orações, com um contato íntimo e raro com a Mãe Aparecida.
Depois,enquanto alguns já iam se direcionando de volta ao ônibus para trocar de roupas para o almoço, alguns outros decidiram ficar e conhecer mais de perto a imagem e fazer orações; mas no horário marcado estavam reunidos para o almoço.
Daí então, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a cidade e comprar as lembranças pedidas nas incontáveis lojas espalhadas pela região.
Na volta, foram descobertos os “amigos secretos” e houve troca de pequenos presentes. Consequentemente, todos já estavam um pouco cansados, mas claramente felizes com a oportunidade.
O evento contou com a participação de várias organizações militares do Brasil, das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Destaca-se, a presença das escolas militares que, além da EFOMM, foram representadas por alunos e militares da AMAN, EsSA, Escola Naval, EEAR, EPCAR,AFA e Aprendizes de Marinheiros. Durante todo o dia foram realizadas missas especiais, com foco na presença dos militares naquele local sagrado, o que em muito enalteceu os presentes.
Foi uma oportunidade única que se concretizou neste último sábado, com o firmamento de mais uma tradição para a família militar e católica do Brasil.
Por Al. Taynan e Vet. Of.Al. Aline Detoni
Informações adicionais: Vet. Al. Adapt. Marcella Fontes
Comentários