A Industria Naval vem mais uma vez dando um show na busca por inovações na área de projetos de construção de novas embarcações. A grande idéia da vez está em desenvolvimento nas mãos de pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA).
Consiste em um novo e inteligente design para navios que substituiria os tanques de lastro convencionais – capazes de transportar em seu conteúdo seres não nativos, o que, certas vezes, pode causar interferência na fauna marinha de determinada região.
Essa nova tecnologia baseia-se na utilização de uma rede central situada na proa do navio que, quando navegando, permitiria a entrada de água com pressão suficiente para inundar os tanques de lastro através de aberturas externas no casco do navio. O transbordamento troca 3 (três) vezes a cada 36 horas o volume de todo o conteúdo do tanque de lastro considerando-se uma velocidade de navegação em torno de 14 nós.
Nota-se destaque no conceito U-M ballast-free ship por utilizar uma rede de fluxo constante de troca – não se transportaria água de uma parte do mundo para o outro, contribuindo, pois, para a preservação do nosso grandioso Meio Ambiente Marinho. Muito genial, não é mesmo?
Comentários