Vocês sabiam que existe um tipo de navio só pra carregar carro? É o Roll on/Roll off, ou para os íntimos só Ro-Ro, uma espécie de edifício garagem flutuante, o navio perfeito para os amantes de carros. O primeiro navio ro-ro, o N/M Comet, foi construído em 1958 nos EUA para transportar veículos militares.
Mas porque esse nome estranho, roll on/roll off? Pois bem, O nome dessa classe já diz sobre como é feito o carregamento, a carga, veículos são carregados e descarregados por meios próprios, ou seja, o estivador (pessoa designada de carregar os navios) é um tipo de manobrista, que “estaciona” o carro dentro do navio. O veículo é então peado (amarrado) devidamente para que não saia do lugar e acabe colidindo com os outros devido ao balanço do navio.
É fácil identificar um ro-ro, seu costado é bem mais alto se comparado com os outros tipos, um contêiner pode ficar a mostra, um carro não, então esse navio é todo fechado. Ele também pode ser identificado pelos grandes portões, que são usados como rampas no carregamento e descarregamento, na popa e na proa.
Curiosidade:
O maior ro-ro atualmente em serviço é o MV Mignon, da Wallenius Lines.
Assim como o suqueiro Carlos Fisher do qual falamos no primeiro artigo, a maioria dos navios ro-ro podem transportar contêineres.
Próximo navio: passageiros
Comentários