Muito provavelmente já passou pela cabeça de muitos marítimos e admiradores das atividades marítimas, de onde saem os navios…
Por onde começa a construção, termina, onde fica, quem calcula, quanto de material é utilizado…enfim..
“Como se faz um navio??!!”
Sabemos que as raízes desta atividade refletem a época da pré-história: o homem e sua necessidade de expansão de conhecimento, neste natural e instigante vetor a desbravar novos horizontes. -> A construção/montagem geralmente ocorre em estaleiros de doca seca, justo como antigamente, em que construíam em terra a levar ao mar, por questão de lógica e praticidade. Pois bem. Tudo começa no projeto, como previsível.
Os cálculos e dimensões recebidas por quem vai começar a montagem e encomendar materiais são dados por seus projetistas e engenheiros. Até que o projeto, depois de autorizado, claro, entra em ação e começa a montagem. Claro que não é TUDO literalmente fabricado ali, por isso este termo, montagem. Exemplos como a âncora(ferro), os tubos da praça de máquinas, ou ainda os controles do passadiço não são literalmente fabricados ali, mas levados ao seu local de destino quando conveniente.
-
No intuito de simplificar a explicação, consideremos etapas, basicamente, 10 fases:
1 -Primeiro Corte de Aço Símbolo do início efetivo da construção do navio.
Primeiros cortes das chapas de aço que serão utilizadas na montagem dos blocos; Ocorrem as soldagens dos perfis das chapas, formando os painéis.
2 – Montagem dos Blocos Os painéis vão sendo unidos, formando os blocos.
3 – Pré – Edificação Os blocos das mesmas partes são unidos formando megablocos.
4 – Içamento Os blocos, ou no caso de estaleiros com grande capacidade de içamento, os megablocos são içados.
5- Acabamento Avançado Montagens dos megablocos, junção das peças, tubulações e alguns outros detalhes essenciais.
6- Batimento de Quilha O primeiro megabloco que vai compor o navio é posto em seu lugar. Momento significativo do inicio da aparição da estrutura da embarcação.
7- Término da Edificação Chegando à forma do casco. Os blocos formam a “espinha dorsal” da embarcação.
8- Lançamento do Navio Com a conclusão de edificação do casco, vem o lançamento ao mar a fim de dar atenção aos acabamentos finais. Normalmente é realizado o Batismo da embarcação.
9 – Acabamento
Obras de acabamento no cais do estaleiro. Interligações de sistemas diversos da embarcação e testes.
10- Provas de Mar Viagens de curta duração que testam o desempenho geral da embarcação.
A tradição da indústria naval internacional diz que a construção de um navio tem cerimônias que marcam várias etapas fundamentais das obras:
- o corte da primeira chapa de aço,
- o batimento de quilha,
- o lançamento ao mar e a entrega ao armador.
———————————————————– Mais algumas pequenas Curiosidades —————————————————
–> O Lançamento “libera” o dique para o início das obras de uma nova embarcação. O navio em construção então, é transferido para o cais do
estaleiro.
–> Entrega – Após a conclusão de todas as obras e testes, o navio é certificado por uma Sociedade Classificadora independente e entregue ao armador, para o início das operações.
–> Antes da entrega, o navio é geralmente levado de novo ao dique, para a limpeza do casco. Por fim, são feitas as provas de mar.
Comentários