Mais antigo navio comercial dos Estados Unidos e último navio baleeiro de madeira no mundo foi relançado no fim de semana passado no porto de Mystic, Connecticut, exatamente 172 anos após o primeiro lançamento do navio.
O Morgan foi arrastado para fora d’água em novembro de 2008 para uma longa restauração de 15 milhões de dólares no Museu Henry B. duPont Preservation Shipyard. A reconstrução focou em áreas do navio que ficam embaixo d’água, incluindo cavernas e, principalmente a quilha.
O navio, agora um marco histórico nacional, foi construído em 1841 em New Bedford, Massachussetts e tinha 37 viagens bem-sucedidas ao longo de sua carreira de 80 anos antes de se aposentar em 1921. Navios como o Morgan geralmente colhiam a gordura de baleias, mais conhecida como óleo de baleia, para fabricar sabão e margarina, também era comumente usada em lâmpadas.
O Morgan esteve no porto de Mystic desde 1941, mas em breve vai para New London (CT), onde será preparado para sua 38ª viagem de cerimonial de portos ao longo da costa dos Estados Unidos, no final de maio de 2014.
Comentários