Se um navio realmente me surpreende é esse!
Já escrevi sobre ele ano passado, então, vamos relembrar um pouco…
Ao pensarmos em navios, a primeira coisa que vem à mente é a flutuabilidade, mas há navios feitos para submergir, não, não é o submarino, é o Navio Doca.
Ele é usado quando há a necessidade de transportar outro navio, plataforma, submarino, qualquer carga indivisível, que seria impossível transportar em um navio de carga geral ou conteneiro; ou quando o estaleiro do navio a ser reparado está distante de sua posição, e assim sendo, o uso de rebocadores seria custoso e demorado.
Tal navio tem a capacidade de submergir lastreando, ou seja, bombeando água para seus tanques, a fim de afundar, às vezes é necessário submergir até a superestrutura. Como o navio é projetado para esse fim, todas as suas aberturas são estanques, ou seja, não permitem a entrada de água em seus compartimentos.
O mais famoso é o Blue Marlin tem 225m de comprimento e 63m de boca e já realizou as façanhas mais importantes. No ano de 2004 transportou a maior plataforma petrolífera do mundo, A Tunder Horse – 2, uma estrutura da 60 mil toneladas por 15 mil kilometros, da Coreia do Sul até o Golfo do México.
Próximo navio: Gaseiro
Obs: o nome do artigo foi alterado depois da observação corretiva do mestre Sidnei, professor de estabilidade no CIAGA.
Fonte:
http://www.fleetmon.com/pt/vessels/Blue_Marlin_25222
http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1551:hercules&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290
http://www.projetomemoria.org/2012/05/doca-o-navio-que-submerge/
Comentários