Imaginemos a vida a bordo com acesso apenas a água salgada.
Já não bastasse estar por ela rodeada, seria interessante para a tripulação, por exemplo, tomar um “banho salgado”?
Pois bem, é improvável que alguém negue a importância e necessidade que nós, seres humanos, temos de água doce.
Paremos e pensemos:
diversas e importantes são suas utilidades a bordo: Tomar banho,lavar as mãos, beber,limpar,lavar, etc.
Mas então, a embarcação(dependendo de caso a caso) até pode levar de terra o tanto (previamente calculado) necessário para sua viagem, mas nem sempre isto é conveniente.
Então, considerando que de um navio ao mar, o que mais se vê à sua volta é água salgada, é útil a ideia de um sistema eficiente para destilar parte dela visando a obtenção de água doce para consumo.
Considerando isto,vamos aos pontos principais:
O sistema é um tanto quanto simples, basicamente aquece-se a água do mar (com água quente do próprio navio, proveniente de tubulações de resfriamento de motor, por exemplo) e elimina-se a Salmora. Com o resfriamento do vapor gerado, a água vai voltando às suas condições físicas iniciais no condensador, em fase líquida, sendo destinada para onde se deseja na embarcação,depois do armazenamento.
Termos então, basicamente:
→ A Bomba Ejetora:
É quem traz a água do mar e leva ao destilador. Faz a suplementação da mesma ao sistema, e, através do Ejetor, permite o escoamento da água do mar e formação de vácuo no evaporador.
→ OBS.: Para que serve esse vácuo???←
Reduzindo a pressão no interior do evaporador, a pressão e temperatura nas quais ocorrem a evaporação do fluido também diminuem.
→ Ejetor/Edutor: Além de auxiliar no escoamento da água salgada do sistema e ainda formação de vácuo, também trabalha na retirada da salmora (sal remanescente), que será mandada de volta para o mar.
→ Bomba de Destilado: Retira a água doce condensada e destina a outros compartimentos, antes passando por um Salinômetro.
Salinômetro: Mede a salinidade da água antes de liberá-la para armazenamento.
→ Separador de gotículas: Entre o condensador e evaporador, “impede” gotículas de água salgada que podem ter sido transportadas.
Note que tudo está interligado:
Então, basicamente, é assim que se destila água a bordo.
Qualquer dúvida/ sugestão, pedimos que direcione-a aos comentários.
Continuem acompanhando!
Comentários