A diretora-geral da agência nacional do petróleo (ANP), Magda Chambriard, anunciou hoje, em evento em Aracaju, no palácio do Veraneio, a descoberta de oito novas reservas petrolíferas no mar de Sergipe capazes de alterar o cenário nacional de produção petrolífera. Dessas, quatro já foram aprovadas pela diretoria colegial do orgão, três passaram por área técnica e vão ser submetidas a diretoria do órgão e a outra está em análise pela área técnica do órgão. Segundo fonte do governo do estado, a reserva possui mais de 1 bilhão de barris de óleo e vem sendo apontada pela Petrobrás – operadora do bloco onde foi descoberto o reservatório – como uma nova fronteira petrolífera.
Atualmente, Sergipe possui reservas de 263 milhões de barris de óleo, 1,8 % do total nacional.
No entanto, segundo fonte graduada do governo federal, o grupo de descobertas é media e ainda não é possível precisar o volume total de óleo. Embora ainda não se tenha valores confirmados, a perspectiva de alteração no cenário energético nacional começa a atrair investimentos para o estado. O grupo Gen Power pretende investir US$ 700 milhões em uma termelétrica em Sergipe. Segundo fontes, outra empresa avalia investir em uma refinaria no estado.
O governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, também participou do evento e informou que o menor Estado da federação, com 21 mil km², está despertando a atenção do Brasil.
FONTE: O Globo
Continue conectado e mantenha-se informado. A equipe do Jornal Pelicano agradece.
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/jornalpelicano
Comentários