A área do Offshore é atualmente a mais procurada por oficias de Marinha Mercante recém formados, não só pela remuneração mas também pela escala de serviço e o trabalho a ser realizado a bordo. Muitos oficias se interessam no embarque como Operador de Posicionamento Dinâmico, tarefa muito comum no Offshore, mas para fazê-lo é preciso antes obter a Certificação de DPO.
O Instituito Náutico (NI) administra o treinamento e a certificação internacionalmente mas o processo para tirar o certificado de DPO pode parecer um pouco confuso devido aos requisitos necessários e às mudanças na legislação, que entraram em vigor em Janeiro do último ano. O Jornal Pelicano procura abaixo explicar de maneira simplificada as etapas desse processo.
1º) A primeira etapa do processo é realizar o Curso Básico de Posicionamento Dinâmico em um centro credenciado, onde o aluno irá obter conhecimentos teóricos sobre o assunto e terá aulas práticas em simuladores.
2º) Tendo ao fim da primeira etapa recebido o logbook, o aluno poderá registrar seu andamento para obter a certificação. O passo seguinte é cumprir as tarefas desse logbook embarcado em um navio com sistema de posicionamento dinâmico durante um período mínimo de 30 dias de efetiva prática sob a supervisão de uma pessoa competente.
3º) Após concluído o período de familiarização da segunda etapa, o aluno pode realizar então o Curso Avançado de Posicionamento Dinâmico. Nessa fase será feito o contato, através de simulações, com situações práticas e os procedimentos a serem adotados nas mais diversas ocasiões.
4º) Por fim, o aluno precisa cumprir um tempo mínimo a bordo de 180 dias para a Experiência de Embarque em DP. É importante ressaltar que só será contado no logbook os dias em que o navio realizar alguma operação DP, não sendo incluído por exemplo os dias em que o navio passa no porto fazendo operações de carga. Após esse período de experiência, o aluno pode requisitar a sua certificação ,através do seu logbook devidamente preenchido, que será emitida de acordo com a classe de navio DP em que o aluno esteve embarcado.
Dentre as mudanças nos requisitos para a certificação que entraram em vigor em Janeiro de 2012 podemos ressaltar a aceitação de Oficiais de Máquinas no esquema, e a exclusão de pessoas que não eram marítimas,mas que em alguns centros podiam obter a certificação de DPO. Ou seja, apenas Oficias de Náutica ou de Máquinas com certificação STCW poderão realizar o curso de DP. Essas modificações são válidas para todos os centros de treinamento no mundo.
Comentários