A edição número 3 saiu após O PELICANO estar parado por dois anos. Nota-se que desde o início o jornal já tinha um formato de Revista e mesmo com as mais diversas dificuldades o então Departamento de Imprensa conseguiu superar todas as adversidades e publicar mais uma edição, em julho de 1966 com 32 páginas em formato de livreto A4.
“Depois de ausente durante dois anos, entregamos ao Corpo de Alunos, o exemplar número 3 da nossa revista interna ‘O PELICANO’. As dificuldades encontradas para a publicação deste jornal, foram imensas, mas o esforço feito pelo Departamento de Imprensa, também foi enorme e aí está o resultado deste esforço; não um jornal como nós queríamos que fosse, mas um jornal simples e que demonstra que este departamento não está parado.”
A Redação
Esta edição contou com a cobertura da visita dos alunos do último ano de máquinas às instalações da Companhia Siderúrgica Nacional, marcando o início das aulas práticas além de muitas matéria sobre a curiosidades como as semelhanças entre os presidentes norte-americanos Lincoln e Kennedy, o dia das mães, a Indústria Automobilística Nacional, bebidas alcoólicas, entre outros..
O tema “Perigo Atômico” é retratado nas charges o que chama a atenção para o risco de aniquilação mútua vivido durante os anos da Guerra Fria, mas apesar disso o que não faltou foram piadas e textos para descontração do corpo de alunos: Dicionário Mercante, Provérbios, “Contabilidade da Mulher”, Livros e Filmes que marcaram época, Carta de um Suicida, Coisas que Incomodam, Doenças profissionais e muitas outras variedades.
Agradecimentos
“Não poderíamos deixar de agradecer publicamente, a o Diretor da ESCOLA DE MARINHA MERCANTE DO RIO DE JANEIRO, CMG RODOVAL COSTA COUTO DE FREITAS, CC DUQUE; e CC BARATA, que nos forneceu o papel, suas máquinas e os stencils necessários à confecção deste jornal.
Agradecemos também ao Sr. PAULO DE ALMEIDA, que colocou à nossa disposição, suas máquinas impressoras e seus conhecimentos tão valiosos. A todos que direta ou indiretamente colaboraram com o Departamento de Imprensa e com o jornal ‘O PELICANO’, o nosso sincero agradecimento.”
A Redação
Expediente
- Acompanhamento
- Professor Senha
- Diretor Responsável
- Aluno Medeiros
- Revisão e Paginação
- Aluno Dos Santos
- Desenho
- Alunos Alagão e Duarte Filho
- Fotografia
- Aluno Ataíde
- Redação
- Praticantes Carbone, Nandir e França
Alunos Henrique, Maués, Nascimento, Collyer, Agnaldo, Medeiros, Nélio e Dos Santos