O “PELICANO” é um veículo de comunicação dos alunos da ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE.
Assim abriu a terceira edição do ano de 1978, contando com um expediente de apenas três alunos esta edição foi composta por 19 páginas no formato A4, trazendo novamente o periódico para o formato de revista.
Prezado Leitor
O PELICANO já começa a sentir saudades dos calouros, em conseqüência do seu Estágio de Instrução. Já começamos a nos despedir dos calouros porque esta é a última edição do jornal que receberão, e que participarão, pois deverão pegar ainda a nossa última edição (dezembro) que é a de despedida, desta vez dos veteranos.
Esta redação e a SAMM agradecem de coração, a todos que, direta ou indiretamente, participaram e nos assistiram. Entre eles podemos ressaltar os alunos DA SILVEIRA e HAROLDO e a todos os outros que colaboraram com a SAMM, a nossa estima e votos de muitas felicidades nesta nova fase de suas vidas que agora inicia.
A REDAÇÃO.
A área de humor, sempre presente, retratou nesta edição as dificuldades de abastecimento de combustível da época com um poema um tanto inusitado.
Oh! Gasolina,
Você não sai das nossas terras
Com tantos lugares à explorar
Quando você aparece
Não tem dinheiro pra tirarOh! gasosa bonita
Gasosa do meu coração
Te misturaram com álcool
Embriagaste o meu caminhão[…]por Al. Zoia
Nesta edição pela primeira vez foi notado uma página só com piadas. Foram selecionadas tantas que subdivisões tiveram que ser criadas para organizar o leiaute. Em adição: “Seção Funde Cuca”, “O que é o que é?” e “Qual a diferença?”.
No consultório do dentista:
– Ah! Doutor, prefiro ter um filho a arrancar um dente.
– Madame, tome logo sua decisão que é para eu ajeitar a cadeira.
A venda de “serviço” também é retratada na animada seção de anúncios.
Aqui só tira serviço quem quer; para isto procure Beringuy Ltd. SERVIÇO GARANTIDO! Camarote X-211.
Expediente
- Encarregado
- Al. Hélio de Oliveira
- Acessor
- Al. Azevedo
- Desenhos
- Al. Da Silveira