A segunda edição do Jornal Pelicano foi publicada em 1963 e contou com 36 páginas de tamanho aproximado A5, seu desenho de capa ilustrou a ânsia e a espectativa do corpo de alunos pelo tão esperado número 2. O texto de apresentação retrata as dificuldades passadas pela redação no início da vida desse periódico, que conseguiu superar todos os obstáculos e ao final, imprimiu 500 exemplares, um deles permanentemente arquivado na Biblioteca do CIAGA.
O sucesso alcançado na publicação do primeiro número de O PELICANO, infelizmente, não pode ser repetido no mês seguinte; primeiro as provas, depois, falta de numerário à sua publicação, tudo isso prejudicou-nos, mas as dificuldades foram superadas e agora ai está o segundo número: 40 páginas, 500 exemplares, uma melhor propaganda de nossa Escola. Esperamos que a bordo, em terra, as companhias de navegação, todos possam viver a nossa vida, ajudando-nos e nos compreendendo sempre neste trabalho.
Finalmente, cremos que valeu a pena, este atraso. quase o ALEGRETE, mas O PELICANO. E aquele já vem ai: 3 de janeiro de 1964. ajudem-nos.
A DIREÇÃO.
Os pontos principais desta edição incluíram: a cobertura da Primeira Regata “Escola de Marinha Mercante”, entrevista com os professores que, na época, estavam criando o Clube de Oficiais da Marinha Mercante, dicas de JU-DO, a Criação do Fundo de Formação dos Marítimos, além de jogos, passatempos e uma vasta seção de humor. O número 2 também contou com o depoimento de um dos tripulantes do N.T. Recôncavo, que durante a Segunda Guerra passou por várias horas de apreensão antes de chegar a um porto seguro.
Mesmo com os recursos limitados da época, a equipe conseguiu publicar várias fotos do 7 de setembro, do Baile Mocanguê, do 11 de junho, dia da Marinha Brasileira e dos então Jogos Externos, realizados entre a EMMRJ e o Instituto Metodista Granbery em Juíz de Fora.
Agradecimentos
Agradecemos a Colaboração do Sindicato das Empresas de Navegação Marítima e muito especialmente a pessoa do Snr. Carlos Alberto do Amaral Valladão, sem a qual seria-nos impossível a impressão deste jornal.
Expediente
- Diretor Responsável
- Aluno Gmeiner
- Redator Chefe
- Aluno Largura
- Publicidade
- Aluno Sabino
- Fotografia
- Aluno Hércules
- Coordenação
- Aluno Euclides
- Desenho
- Alunos Riegger, Aragão e Bertoni
- Colaboradores
- Alunos Príncipe, Portão, Arantes, Sá, Silva Neto, Muniz, Carbone, Romildo e Erber